3 receitas deliciosas com molho de tomate caseiro

3 receitas deliciosas com molho de tomate caseiro

O molho de tomate caseiro é rápido e delicioso iStock O molho de tomate caseiro é rápido e delicioso

Na hora de fazer uma refeição rápida no dia-a-dia, o molho de tomate industrializado acaba sendo uma opção prática. Em contrapartida,  fazer um molho de tomate caseiro básico também é superfácil e bem rapidinho de fazer. Além de ser mais saudável, é muito mais gostoso e dá um toque especial às receitas.

Confira a seguir três receitas que vão agregar mais sabor ao seu dia a dia. A primeira ensina como fazer molho de tomate caseiro. Ele pode ser servido com o macarrão de sua preferência ou no preparo de outros pratos, nas receitas de lasanha de berinjela, nhoque ao molho de tomate e cachorro-quente de forno.

Molho de tomate caseiro

A receita do Projeto Banquete é rápida e perfeita para quem não tem mixer ou liquidificador. 

Ingredientes 

Modo de preparo

Fazer cortes em X na pele dos tomates. Levar a uma panela com água fervente e deixar 15 segundos, só para soltar a pele. Passar para uma tigela com água fria. Retirar a pele e as sementes. Picar e reservar. Descascar e amassar 2 dentes de alho, levar a uma panela em fogo baixo com ¼ de xícara de azeite de oliva. Juntar as folhas de manjericão e deixar infusionar.

Quando o alho estiver dourado, adicionar os tomates picados. Deixar cozinhando durante 15 minutos, mexendo ocasionalmente. Se achar o molho muito ácido, pode adicionar uma colher de chá de açúcar. Temperar com sal e pimenta. Quando os tomates estiverem desmanchados, finalizar com mais um punhado de folhas de manjericão.

Lasanha de berinjela

A receita da Panelinha leva 1h para de preparo e serve 6 porções.

Ingredientes

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média-alta). Lave, seque e descarte os cabos das berinjelas. Corte uma fatia bem fina de cada berinjela, no sentido do comprimento, para formar uma base e deixar o legume bem firme na tábua. Corte as berinjelas em fatias de cerca de 1 cm, no sentido do comprimento. 

Você viu?

Leve uma frigideira antiaderente grande (ou bistequeira) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, coloque quantas fatias couberem de cada vez e doure por cerca de 1 minuto de cada lado – não regue com azeite para a berinjela ficar sequinha. Transfira para uma travessa e repita com o restante. 

Para montar a lasanha: num refratário de 24 cm x 32 cm distribua uma camada fina de molho (apenas para cobrir o fundo do refratário), disponha as fatias de berinjela, uma ao lado da outra, cubra com mais uma camada fina de molho e polvilhe com queijo muçarela ralado. Repita, alternando camadas de berinjela, molho e queijo. Cubra a última camada com molho e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos, ou até gratinar. Sirva a seguir.

Nhoque ao molho de tomate

A receita da Nestlé leva 45 minutos de preparo e rende 6 porções.

Ingredientes 

Modo de preparo

Cozinhe as batatas em meio litro de água por cerca de 15 minutos ou até ficarem macias. Amasse com um garfo e passe por uma peneira ou espremedor. Em um recipiente, coloque as batatas amassadas, a manteiga, o queijo parmesão, o MAGGI Tempero e Sabor, o sal e o ovo. Misture bem a cada adição e vá adicionando a farinha até obter consistência de enrolar (trabalhe sempre sobre superfície polvilhada com farinha de trigo). Enrole e corte como nhoques. Cozinhe-os em água fervente e retire-os passados 5 minutos que subirem a superfície e sirva com o molho reservado. Fica delicioso!

Cachorro-quente de forno

Esta receita deliciosa da Perdigão leva 45 minutos de preparo e rende 6 porções. 

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, acrescente o azeite, dois tomates picados, cebola picada e refogue. Acrescente o molho de tomate e as Salsichas Hot Dog Perdigão cortadas em rodelas. Misturar e deixar ferver por 5 minutos. Em um refratário de vidro, acrescente um pouquinho de molho e uma camada de pão forrando a travessa. Acrescente o molho com as salsichas, o requeijão e feche com o pão de forma. Finalize com muçarela ralada e leve para o forno 180 ºC por 15 minutos.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR