7 drinks com saquê tomar assistindo às Olimpíadas de Tóquio

7 drinks com saquê tomar assistindo às Olimpíadas de Tóquio

Café com saquê Azuma Café com saquê

Resumo

As Olimpíadas estão chegando e nada melhor do que entrar no clima dos jogos de uma forma bem tradicional da sede desta edição! O saquê é um drink alcoólico tradicional do Japão, que nasceu há mais de 5 mil anos. Por ser feito de arroz fermentado, a cor da bebida é clara e seu gosto suave. 

Rodrigo Peca, especialista em Sake e gerente geral da Kikkoman do Brasil conta que não existe uma forma certa de consumo da bebida.A escolha do tipo de sakê depende do paladar, já que o que diferencia os tipos de saquê são seus aromas e sabores. 

“Alguns são mais frutados e refrescantes, como o Guinjo ou Namazake, enquanto outros são mais encorpados e expressivos, como o Junmai. Então, para escolher um bom saquê, basta a pessoa ter em mente o que mais agrada o paladar e também, o momento de consumo, seja puro ou acompanhando uma bela refeição”, conta.  

Como explica o especialista, por ser uma bebida leve e com teor alcoólico equilibrado, o saquê abre oportunidade para drinks deliciosos e refrescantes. “Um excelente exemplo de uma mistura simples e que conquista paladares, é o Saquê Tonic, uma versão do tão apreciado drink, utilizando o saquê como base alcoólica, garantindo um drink suave ao paladar”, diz. 

Se for harmonizar a bebidaPeca dá a dica: “Podemos sugerir um saquê Junmai, que é mais seco e expressivo, combinado com frituras ou pratos com molho vermelho. Um saquê Guinjo, mais frutado e adocicado, que fica uma delícia para consumo puro com frutos-do-mar ou sashimis. Ou ainda, um Azuma Kirin Dourado, com um prato do dia a dia, como pizzas, hambúrgueres e salgados, pois como é mais fresco e suave, e vai bem com aquelas refeições da sexta ou sábado a noite”.

Confira sete dicas de drinks para fazer em casa e curtir o happy hour, abertura dos jogos olímpicos ou apenas uma reunião especial com a família e os amigos! 

Saquê Tonic 

Modo de preparo

Complete a taça com gelo, adicione os ingredientes sequencialmente nas dosagens sugeridas, misture com uma colher longa. Decore e aromatize a taça com casca de laranja e uma canela em pau.

Drink tangerina com gengibre  

Modo de preparo

Em um copo longo, coloque todos os ingredientes, exceto o saquê, macere e complete com gelo. Adicione o saquê Soft e misture bem com uma colher. 

Você viu?

Saquerinha de uva com capim santo  

Modo de preparo 

Em um copo, coloque todos os ingredientes, exceto o saquê, macere e complete com gelo. Adicione o saquê Soft e misture com uma colher.

Hot Tea 

Modo de preparo 

Coloque o limão, cravo e açúcar em um copo, enquanto aqueça o saquê em uma panela sem deixá-lo ferver.

Adicione o saquê aos demais ingredientes e complete com chá de jasmin ou outro sabor de sua escolhe. Se deseja, adicione 3 a 4 fatias finas de limão ao copo.

Drink porque não?

Modo de preparo 

Amasse a fatia de maçã-verde junto com a folha de manjericão. Bata na coqueteleira essa mistura com o saquê Azuma Kirin, limão-siciliano e açúcar, e coe. Depois complete com a água de coco e sirva em uma taça com gelo.

Drink Azuma Lemonade 

Modo de preparo

Em um copo, complete-o com gelo, adicione os ingredientes as dosagens sugeridas. Misture com uma colher longa. Decore e aromatize a borda do copo com uma fatia de limão-siciliano.

Café com saquê 

Modo de preparo

Faça o café do jeito tradicional, usando filtro de papel para a bebida sair limpa, ou seja, sem resquícios de pó. Esquente o saquê Guinjo sem ferver para não tirar o álcool e misture ao café. Para adoçar, use o xarope de mel.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR