Sobremesas com especiarias para um doce diferente

A canela, junto com cravo, a noz moscada e o gengibre estão entre as especiarias mais conhecidas Reprodução A canela, junto com cravo, a noz-moscada e o gengibre estão entre as especiarias mais conhecidas


Você conhece bem as especiarias? Elas consistem nas partes secas das plantas e são utilizadas na culinária há centenas de anos para dar um sabor extra e diferenciado à comida. As principais especiarias são a canela, o cravo, o gengibre e a noz-moscada, entre outras. Todas oferecem benefícios para a saúde .

Além do uso como tempero em pratos salgados, é possível preparar sobremesas com especiarias que se destacam na gastronomia pelo gosto e aroma. Até mesmo um doce clássico como o brigadeiro ganha um sabor especial com os temperos.


Ficou curioso para saber quais outras sobremesas com especiarias você pode preparar? Aprenda com o Guia da Cozinha receitas para um doce diferente.

5 sobremesas com especiarias para inovar na cozinhar

Bolo de especiarias

Sobremesas com especiarias para um doce diferente

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h30
Rendimento: 20 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Calda

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque os ovos, o açúcar, o óleo, a água, a uva-passa, o cravo, a canela, a farinha e o fermento, misturando até ficar homogêneo. Transfira a massa para uma fôrma retangular média, untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Para a calda, em uma panela, coloque a água e o açúcar mascavo. Ferva em fogo baixo por 10 minutos ou até formar uma calda rala. Retire o bolo do forno, regue com a calda ainda quente, deixe esfriar e corte em pedaços para servir.

Arroz-doce com especiarias e cristais de pinhão

Sobremesas com especiarias para um doce diferente

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, derreta 2 colheres (sopa) da margarina e toste a canela, o cravo e noz-moscada. Junte o arroz, misture bem, junte metade do açúcar, o leite condensado e o leite. Quando ferver, abaixe o fogo e mexa de vez em quando para não grudar. Quando o arroz estiver cozido, mas al dente, desligue o fogo e reserve. Em outra panela, derreta a margarina restante e refogue o pinhão. Junte a outra metade do açúcar e misture em fogo alto até o açúcar começar a cristalizar. Desligue o fogo e espalhe sobre uma assadeira untada com margarina para que esfrie. Quando o arroz estiver frio, salpique o pinhão crocante, polvilhe com canela e cravo em pó e sirva em seguida.

Leia Também

COLABORADOR: Qualy®

Pavê de doce de leite com especiarias

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 20min (+3h de geladeira)
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Leia Também

Modo de preparo

Em uma panela, leve ao fogo médio a água com a canela, o cravo, a noz-moscada e o açúcar. Cozinhe por 5 minutos, deixe esfriar e coe. Em uma tigela, misture o doce de leite com o chantilly. Monte o pavê em um refratário médio fazendo uma camada com os biscoitos umedecidos na calda já fria e outra com o doce de leite. Decore com raspas de limão e leve à geladeira por 3 horas. Se desejar, decore com canela em pau e cravos.

Brigadeiro de especiarias e açúcar mascavo

imagem11-11-2021-23-11-11

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 60 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque o leite condensado, a gema, o cravo, a canela, a erva-doce, a manteiga e o chocolate em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Desligue, transfira para um prato untado e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos untadas e passe pelo açúcar mascavo. Coloque em forminhas, decore com cravos e sirva.

Pudim com calda de especiarias

imagem11-11-2021-23-11-11

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h20 (+4h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Calda

Modo de preparo

Para a calda, leve uma panela ao fogo médio o açúcar, a água, a canela, o cravo e o anis sem mexer, até formar uma calda dourada. Retire as especiarias com uma escumadeira e despeje a calda em uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro espalhando bem e deixe amornar. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos até ficar homogêneo. Despeje na fôrma com a calda e leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 50 minutos ou até firmar. Retire, deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas. Desenforme e sirva.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR