Risoto vegano de quinoa para experimentar na Segunda Sem Carne

Risoto vegano de quinoa para experimentar na Segunda Sem Carne

Risoto vegano de quinoa Divulgação Risoto vegano de quinoa


Cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, a quinoa é uma ótima opção para quem procura um alimento saudável, nutritivo e saboroso . De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quinoa é uma fonte de proteínas semelhante ao leite. Cerca de 100g da semente possui 14g de proteínas, mais ou menos, a mesma proporção obtida em dois copos de leite integral. 

Quer começar a semana de forma mais saudável incluindo esse alimento no cardápio? A chef Camile Fiuza, em parceria com a Vapza, ensina a seguir uma deliciosa receita de risoto vegano de quinoa. A receita serve 2 pessoas. 


A quinoa tem diversas propriedades que dão saciedade, por isto, é perfeita também para quem está de dieta. Tem alto teor de fibras que ajudam a regularizar o intestino e se encaixa perfeitamente no dia a dia dos alérgicos à glúten, já que não contém esta proteína. 

Consumir diariamente este alimento pode trazer benefícios como a redução do colesterol ruim (LDL), além de ajudar no reforço do sistema imunológico, no fortalecimento dos ossos e no bom funcionamento do sistema nervoso. Por ter baixo índico glicêmico, também oferece muita energia para quem ama um exercício físico.

Gostou? Veja o modo de preparo do risoto de quinoa vegano e aproveite!

Leia Também

Risoto vegano de quinoa

Ingredientes 

(Porção para 2 pessoas)

Modo de Preparo

Antes de cortar os cogumelos, limpe um por um com papel toalha, não os lave, pois eles absorvem muita água. Em uma panela fria, coloque metade do azeite de oliva, acrescente o alho, o alho poró, a cebola e deixe refogar bem
Quando começar a ficar transparente, você vai acrescentar as colheres de sopa de água, pois isso vai postergar o processo de refogar, e vai agregar mais sabor na receita. 

Depois de bem refogado, acrescente o leite de coco e deixe e fogo alto para poder reduzir bem e engrossar. Esse processo deve levar uns 10 minutos
Acrescente o molho de tomate pelati (corte os tomates em pedaços menores) e deixe em fogo baixo, com a panela semi-tampada por aproximadamente uns 15 minutos. A ideia é deixar reduzir e engrossar bem nosso molho. Enquanto isso, abra o seu pacote de arroz integral e mix de quinoa Vapza e solte bem os grãos com as mãos mesmo e reserve.

Engrossou o molho? Acrescente um pouco de sal e pimenta do reino e rale um pouco da noz-moscada. Acrescente o arroz integral e o mix de quinoa, as lâminas de cogumelo e a ervilha. Misture e deixe incorporar o sabor do molho
Mantenha em fogo baixo, se for necessário vá acrescentando um pouquinho de água, pois nosso risoto deve ficar bem cremoso.

Antes de desligar o fogo, prove e acerte o tempero, talvez seja necessário acrescentar um pouco mais de noz-moscada. Para finalizar, jogue a cebolete picada, as lâminas de amêndoas, e se quiser, pode acrescentar o tofu ralado também. Misture delicadamente e é só servir!

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR