9 receitas de fondue salgado para um jantar quentinho

Guia da Cozinha 9 receitas de fondue salgado para um jantar quentinho

Não adianta, quanto mais friozinho o clima estiver, mais vontade dá de provar alguma receita quentinha, algo que derrete, que dá água na boca. Algumas pessoas são muito adeptas às sopas e caldos para essa época, mas sempre existem aqueles que insistem em dizer que sopa não é janta, que caldinho não é lá essas coisas. Gostos à parte, tem um prato que agrada muitos por aí, com sua versão doce ou salgada: o fondue. Então, por que não provar e aprovar deliciosas receitas de fondue?

Considerada uma receita gourmet nos dias de hoje, o fondue teria sido criado na Suíça por uma questão de necessidade no período da Segunda Guerra Mundial. Se hoje em dia juntamos a galera para fazer uma noite de fondue, os camponeses suíços juntavam os restos de queijo que sobravam para fazer uma sopa cremosa com pedaços de pão para se aquecerem no inverno e enfrentar a fome.

Atualmente, existem inúmeras receitas de fondue, com os mais variados ingredientes do “creme” e acompanhamento. Então, se você quer preparar aquela receita clássica nesse friozinhoo Guia da Cozinha selecionou 9 receitas de fondue de salgado para você preparar e se deliciar! Veja como é simples e saboroso esse prato suíço:

9 receitas de fondue salgado para um jantar quentinho

Fondue de queijo clássico

Tempo: 30min
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Passe o alho cortado dentro da panela própria para fondue, ou panela média, junte o vinho e leve ao fogo até ferver.

Em uma tigela misture os queijos com a farinha e coloque aos poucos no vinho, mexendo sempre até que derretam, formando um creme.

Acrescente a noz-moscada, a pimenta e o conhaque, misturando bem.

Leve à mesa sobre o réchaud. Para se servir, cada pessoa espeta um pedaço do pão no garfo próprio e passa na fondue.

Fondue de torresmo

Receitas de fondue/Fondue de torresmo – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h30
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: Fácil

Ingredientes

Molho de queijo

Modo de preparo

Coloque a panceta em uma panela de fundo grosso com o óleo frio e leve ao fogo alto até soltar a gordura e começar a dourar. Abaixe o fogo e junte a cachaça com cuidado. Aumente o fogo novamente e frite até dourar, mexendo de vez em quando. Retire, escorra em papel absorvente, polvilhe com sal e reserve. Para o molho, coloque os queijos, o requeijão, o leite e o creme de leite misturados em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo até os queijos derreterem. Transfira para um pote cerâmico. Sirva a panceta com o creme de queijo.

Falso fondue de queijo light

Receitas de fondue/Falso fondue – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

No liquidificador, bata o requeijão, a ricota, o leite, a maisena, sal e noz-moscada até homogeneizar. Despeje em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Em uma panela de fondue, passe o dente de alho, transfira o creme e mantenha aquecido. Sirva acompanhado de brócolis, couve-flor, cenoura e tomate-cereja.

Fondue de carne

Receitas de fondue/Fondue de carne – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Tempere a carne com o sal, a páprica e a pimenta a gosto. Numa panela, coloque a manteiga e deixe dourar. Refogue a carne até o ponto desejado, retire e reserve. Junte a cebola e o alho ao caldo que sobrou e refogue. Quando ferver, acrescente o vinho e a farinha de trigo para engrossar o caldo. Prove o sal e, se necessário, acrescente mais. Numa panela de fondue, coloque a carne e o molho, juntando a salsa e a cebolinha. Sirva quente.

Fondue de 2 queijos

Receitas de fondue/Fondue 2 queijos – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Leve uma panela ao fogo baixo com o vinho até ferver. Adicione o creme de leite e misture. Acrescente os queijos, pimenta, noz-moscada e cozinhe até os queijos derreterem. Reserve. Passe o alho dentro da panela própria para fondue, esfregando. Despeje o creme de queijo nessa panela e coloque no rechaud. Mantenha aquecido e sirva acompanhado do pão e da salsicha.

Fondue de pão de queijo

Receitas de fondue/Fondue de pão de queijo – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Fondue

Modo de preparo

Esquente uma panela com bastante água e sal e cozinhe as batatas por 8 minutos. Devem ficar firmes. Escorra bem e espalhe em uma assadeira. Coloque os pãezinhos em uma assadeira e leve ambas para o forno por 25 minutos ou até os pãezinhos e as batatas dourarem. Em uma panela, dissolva o pó para sopa no leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Adicione o vinho, noz-moscada, o requeijão e a muçarela ralada e volte ao fogo, mexendo até o queijo derreter por completo. Passe o dente de alho na panelinha do réchaud e despeje o creme de queijo quente. Mantenha o fogo do réchaud aceso para manter o creme quente e sirva acompanhado do pão de queijo e das batatas douradas.

Fondue de requeijão com parmesão

Receitas de fondue/Fondue de requeijão – Foto: Divulgação

Ingredientes

Modo de preparo

Corte o dente de alho ao meio e esfregue no fundo de uma panela de fondue. Dissolva o amido de milho no leite frio e coloque todos os ingredientes na panela e leve ao fogo baixo. Deixe ferver por 5 minutos ou até atingir a textura desejada e o álcool do vinho evaporar. Sirva com cubos de pão italiano ou legumes como brócolis, batatinhas cozidas e tomatinhos cereja.

Fondue de milho

Receitas de fondue/Fondue de milho – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 50min
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo baixo, coloque o milho, cubra com a água e cozinhe até levantar fervura. Desligue, despeje no liquidificador a bata até homogeneizar. Em outra panela, em fogo médio, dissolva a maisena no creme de leite, mexendo sempre, por 3 minutos. Junte a pasta de milho e cozinhe, em fogo baixo, até engrossar. Transfira para uma panela própria para fondue e acrescente sal, pimenta e a manteiga. Misture e sirva com frango empanado, se desejar.

Fondue de queijo no pão italiano

Receitas de fondue/Fondue no pão – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 35min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Corte uma tampa no pão italiano e retire o miolo. Corte o miolo em pedaços pequenos e arrume em uma fôrma grande com o pão. Regue com azeite e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até assar e dourar. Retire e reserve. Em uma panela, leve o vinho ao fogo baixo até aquecer. Junte os queijos e cozinhe até derreter. Adicione o creme de leite e misture até incorporar. Despeje pão e sirva com calabresa, tomate-cereja e cenoura baby, se desejar.

The post 9 receitas de fondue salgado para um jantar quentinho appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR