Receitas de sobremesa: opções práticas para o dia a dia

Receitas de sobremesa: opções práticas para o dia a dia

Giovanna Araújo Ragano Receitas de sobremesa: opções práticas para o dia a dia

Um docinho de vez em quando é sempre bom, não é mesmo? Por isso, o Guia da Cozinha separou para você algumas receitas de sobremesa para testar no dia a dia. As opções são bem práticas, deliciosas e vão desde receitas com gelatina até uma curiosa torta de sorvete assada. Ficou curioso? Então confira agora mesmo saborosas receitas de sobremesa:

7 receitas de sobremesa para se deliciar a qualquer momento

Gelatina de morango com creme de leite condensado

Tempo: 30min (+15min de congelador) (+2h de geladeira)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Dissolva 1 caixa da gelatina com 1 xícara (chá) da água quente, adicione a água gelada e distribua em 6 taças. Depois, leve ao congelador por 15 minutos.

A seguir, bata no liquidificador a outra caixa de gelatina com a água quente restante. Adicione o leite condensado, o creme de leite e bata até homogeneizar. Despeje nas taças, sobre a gelatina e leve à geladeira por 2 horas. Finalmente, polvilhe com o biscoito triturado e sirva.

Manjar prestígio

Manjar prestígio – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+4h de geladeira)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Calda

Modo de preparo

Para a calda, em uma panela, coloque o achocolatado, o leite e leve ao fogo baixo. Deixe ferver por 30 minutos ou até formar uma calda parecendo cobertura para sorvete. Retire do fogo, deixe esfriar e reserve.

Em uma panela, junte os ingredientes do manjar e leve ao fogo médio, mexendo sempre até cozinhar e engrossar. Retire do fogo e despeje em uma fôrma grande de buraco no meio, decorada e umedecida, e leve à geladeira por 4 horas para firmar. Retire da geladeira, desenforme em um prato de servir, regue com a calda e sirva.

Bolo de brigadeiro molhadinho

Bolo de brigadeiro molhadinho – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Calda

Cobertura

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque o açúcar, a farinha e o chocolate peneirados. Adicione o óleo, a água, os ovos, a essência e mexa até ficar homogêneo. Junte o fermento e misture com uma colher. Despeje em uma fôrma de 26cm de diâmetro, untada e polvilhada com chocolate, e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até que ao enfiar um palito no centro, ele saia limpo.

Deixe esfriar, desenforme e umedeça com os ingredientes da calda misturados. Para a cobertura, em uma panela, leve o leite condensado, a margarina e o achocolatado ao fogo médio, mexendo até engrossar. Misture com o creme de leite, cubra o bolo com esse brigadeiro e polvilhe com chocolate granulado. Sirva em seguida.

Torta de sorvete assado

Torta de sorvete assado – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min (+15min de congelador)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Triture o biscoito no liquidificador e despeje em uma vasilha. Acrescente a manteiga e trabalhe com a ponta dos dedos até obter uma textura de farofa. Forre o fundo e a lateral de uma fôrma média de aro removível e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos. Deixe esfriar.

Retire o sorvete do congelador 10 minutos antes e espalhe sobre a massa na fôrma, alisando com uma espátula. Leve por 15 minutos ao congelador. Bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor manual e adicione o açúcar, aos poucos, sem parar de bater, até obter um suspiro.

Forre o fundo e a lateral da fôrma com filme plástico e coloque sobre um banho-maria com gelo. Espalhe o suspiro sobre a torta, formando picos. Retire da água com o gelo, retire o plástico e leve ao forno alto, preaquecido, por 7 minutos ou até dourar. Desenforme com cuidado, decore com a cobertura, raspas de chocolate e sirva.

Leia Também

Pavê de gelatina com uvas

Pavê de gelatina com uvas – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min (+3h de geladeira)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, dissolva a gelatina na água fervente, misture bem, acrescente a água gelada, misture e coloque em um refratário médio.

Distribua as uvas e leve à geladeira por 1 hora. Em uma panela, leve ao fogo alto o creme de leite, o açúcar, o leite e a maisena, mexendo sempre, até engrossar.

Depois de frio, faça camadas de creme e de biscoito sobre a gelatina, terminando com creme.

Espalhe o coco ralado e leve à geladeira por mais 2 horas. Sirva.

Mousse de pêssego, manga e maracujá

Mousse de pêssego, manga e maracujá – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min (+3h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: médio

Ingredientes

Mousse de pêssego

Mousse de manga

Mousse de maracujá

Modo de preparo

Para a mousse de pêssego, polvilhe a gelatina sobre o suco de pêssego e deixe hidratar por 5 minutos. Leve ao fogo para dissolver, sem deixar ferver. Misture com o leite condensado e o creme de leite até homogeneizar. Despeje em taças de vidro e leve à geladeira por 30 minutos.

Para a mousse de manga, polvilhe a gelatina na água e deixe hidratar por 5 minutos. Leve ao fogo baixo para dissolver ,sem deixar ferver e bata no liquidificador com a manga, o leite condensado e o creme de leite até homogeneizar. Distribua nas taças, sobre o creme de pêssego e leve à geladeira por 30 minutos.

Prepare a mousse de maracujá como preparou as mousses anteriores e despeje nas taças sobre a mousse de manga. Leve à geladeira por 2 horas ou até firmar. Sirva decorada com o suspiro e as frutas.

Pavê de cookies com chocolate

Pavê de cookies com chocolate – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min (+2h de geladeira)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Bata no liquidificador o pudim, o creme de leite, o leite em pó e o cacau até ficar homogêneo. Em um refratário médio, intercale camadas de biscoito quebrado grosseiramente e de creme de chocolate, terminando em creme de chocolate. Decore com biscoitos e leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

The post Receitas de sobremesa: opções práticas para o dia a dia appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR