Cuscuz nordestino e paulista: aprenda 5 receitas saborosas

Cuscuz nordestino e paulista: aprenda 5 receitas saborosas

Flávia Gonçalves Cuscuz nordestino e paulista: aprenda 5 receitas saborosas

Tanto a versão nordestina quanto a paulista do cuscuz fazem sucesso no Brasil todo! Mas se você não sabe a diferença, aqui está: o cuscuz nordestino é feito com flocos de milho e servido quente, já o paulista é feito com farinha de milho e servido frio.

A regra para os ingredientes de cada receita é não ter regra. Você pode acrescentar ovostemperos, carnes… Tudo depende do seu gosto. E, se assim como nós, você ficou com água na boca só de imaginar, confira 5 receitas de cuscuz nordestino e paulista para lá de saborosas!

5 receitas de cuscuz nordestino e paulista para provar e aprovar

Cuscuz nordestino com queijo coalho

Tempo: 20min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Misture em uma tigela a água, o sal, a farinha, o açúcar e o queijo até formar uma farofa úmida. Coloque em uma cuscuzeira de vapor e leve ao fogo médio por 15 minutos ou até firmar e cozinhar. Desenforme e sirva regado com a manteiga.

Cuscuz prático

Cuscuz prático – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola até murchar. Adicione o tomate, os pimentões e refogue por 5 minutos. Acrescente a azeitona, os ovos, a salsa e refogue por 3 minutos. Acrescente a água, tempere com sal e deixe levantar fervura. Junte a farinha, aos poucos, mexendo até obter uma massa e desgrudar da panela. Unte uma fôrma de buraco no meio de 20cm de diâmetro com óleo e decore os ovos, tomate, azeitona e salsa. Coloque a massa e alise com uma colher. Deixe amornar, desenforme e sirva. Se desejar, sirva acompanhado de manteiga.

Costelinha com cuscuz nordestino

Costelinha com cuscuz nordestino – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h30 (+30min de descanso)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Cuzcuz

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a costelinha, o mel, o shoyu e o suco de laranja. Deixe descansar por 30 minutos. Transfira para uma fôrma, cubra com papel-alumínio e leve ao forno alto, preaquecido, por 30 minutos. Retire o papel-alumínio, volte ao forno e deixe por mais 30 minutos ou até dourar. Para o cuscuz, misture em uma tigela a água, o sal, a farinha, o açúcar e o queijo até formar uma farofa úmida. Coloque em uma cuscuzeira e leve ao fogo médio por 15 minutos. Desenforme e sirva com a manteiga e a costelinha.

Cuscuz de liquidificador

Cuscuz de liquidificador – Foto: Guia da Cozinha

Leia Também

Tempo: 30min
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Umedeça uma fôrma de buraco no meio de 30 cm de diâmetro com água e decore com fatias de 1 ovo, 1 filé de sardinha, 1 colher (sopa) de ervilha e 1 tomate picado. Bata no liquidificador o leite de coco, a água, o molho de tomate, o tomate restante, a cebola, o cheiro-verde, sal, a pimenta e as farinhas até homogeneizar.

Despeje em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Tire do fogo, misture o restante do ovo, da ervilha, da sardinha e o palmito. Despeje na fôrma, deixe esfriar, desenforme e sirva.

Cuscuz de linguiça e queijo

Cuscuz com linguiça – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e doure a cebola, a calabresa e o alho por 5 minutos. Adicione os tomates, o caldo de legumes dissolvido na água e ferva por 3 minutos. Junte a farinha de milho e misture. Desligue o fogo, adicione os queijos em cubos e mexa. Transfira para uma fôrma de 24cm de diâmetro untada, pressione com uma colher umedecida, deixe amornar desenforme e sirva em seguida.

Veja também 7 receitas de bolinho salgado para o café da tarde !

The post Cuscuz nordestino e paulista: aprenda 5 receitas saborosas appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR