Dia Nacional do Pão Francês: confira receitas deliciosas para celebrar

Dia Nacional do Pão Francês: confira receitas deliciosas para celebrar

Giovanna Araújo Ragano Dia Nacional do Pão Francês: confira receitas deliciosas para celebrar

Você sabia que é possível preparar diversas receitas com pão francês? O tradicional pãozinho de padaria serve como ingrediente para muitos pratos deliciosos, como doceslanches e até mesmo pratos que valem por refeições completas! Ficou curioso? Confira já as receitas abaixo e aproveite para celebrar o Dia Nacional do Pão Francês que é hoje, 21 de março!

Torta de pão e linguiça na cachaça

Tempo: 45min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo

Para o recheio, aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite a cebola por 3 minutos. Adicione a linguiça e frite por mais 5 minutos. Junte o tomate, sal, cebolinha e refogue por 3 minutos. Adicione a cachaça com cuidado, misture e desligue o fogo. Reserve. Em uma tigela, misture os ovos, o leite, a cebolinha, sal e pimenta. Junte o pão e misture até absorver o líquido. Despeje no fundo de um refratário médio untado e espalhe o recheio por cima. Polvilhe com a mussarela e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Retire e sirva em seguida.

Bom-bocado de pão amanhecido

Bom-bocado de pão amanhecido – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h30
Rendimento: 10
Dificuldade: médio

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, leve o açúcar ao fogo baixo até obter um caramelo. Despeje em uma forma de buraco no meio de 22cm de diâmetro. Pique os pães e coloque sobre o caramelo preenchendo todo o fundo da forma. No liquidificador, bata o leite, o coco ralado, os ovos, o leite condensado e o queijo e despeje por cima das fatias de pão cobrindo completamente. Asse em forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 30 minutos ou até que, enfiando um palito na massa, este saia limpo. Desenforme e sirva frio ou quente.

Buraco quente misto

Buraco quente misto – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 5 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e frite a cebola e o alho por 3 minutos. Acrescente a calabresa, a carne e o caldo de carne e refogue por 5 minutos ou até secar a água. Adicione o tomate, a azeitona, o cheiro-verde, sal e pimenta e refogue por mais 3 minutos. Polvilhe com a farinha, misture e desligue o fogo. Corte os pães ao meio, retire o miolo e divida a carne entre eles. Coloque um pouco de mussarela sobre cada um e sirva em seguida.

Rabanada com pão amanhecido

Rabanada com pão amanhecido – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 15 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque os ovos, o açúcar, a essência de baunilha misturada ao leite e bata com um garfo. Depois, passe nesta mistura as fatias de pão dos dois lado e frite em óleo quente, aos poucos, até dourar. Escorrer sobre papel-toalha e polvilhe com açúcar e canela em pó. Sirva. Se quiser, também pode incrementar a receita, servindo as rabanadas com doce de leite, geleias ou goiabada.

Leia Também

Pão na chapa com Catupiry®

Pão na chapa com Catupiry® – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 20min
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Corte os pães ao meio e recheie cada uma das partes com o Catupiry®. Depois, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto, coloque os pães e deixe no fogo até ficarem dourados e formarem uma casquinha. Tente não mexer muito nas fatias enquanto estiverem na panela, para que a casquinha se forme perfeitamente e não descole dos pães durante o processo. Retire do fogo e sirva em seguida.

Torta-bruschetta

Torta-bruschetta – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: Fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em um refratário grande untado, coloque as fatias de pão, forrando todo o fundo. Espalhe o molho sobre o pão. Misture a linguiça, a cebola, o azeite, sal, orégano e espalhe sobre o molho. Em uma tigela, misture os ovos e o leite. Tempere com sal e espalhe sobre a linguiça. Cubra com o queijo, polvilhe com orégano e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por 25 minutos. Sirva em seguida.

Pudim escocês de pão

Pudim escocês de pão – Foto: Reprodução

Rendimento: 12 porções

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque as passas de molho no uísque e reserve. Em uma assadeira, distribua as fatias de pão, espalhe a manteiga derretida por cima e leve ao forno até ficarem levemente douradas. Corte as fatias em cubos e reserve. Em uma tigela, misture o leite, o açúcar, a essência de baunilha, o creme de leite e os ovos. Bata bem até obter uma mistura homogênea. Adicione as passas com o uísque. Umedeça o pão picado nessa mistura. Unte um refratário redondo e distribua a mistura nesa fôrma. Misture o açúcar com a canela e polvilhe sobre o pudim. Leve ao forno, preaquecido, por 35 minutos.

The post Dia Nacional do Pão Francês: confira receitas deliciosas para celebrar appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR