Receitas com batata cozida variadas: 7 opções deliciosas para o almoço ou jantar

Giovanna Araújo Ragano Receitas com batata cozida variadas: 7 opções deliciosas para o almoço ou jantar

A batata é um dos ingredientes mais versáteis da culinária! É possível prepará-la de muitas formas diferentes, todas elas ficam incríveis e saborosas! Além disso, esse ingrediente também é repleto de benefícios: a batata é uma ótima fonte de vitaminas e minerais, o potássio presente em sua composição ajuda no combate à hipertensão, enquanto o cálcio, magnésio, ferro e fósforo auxiliam no fortalecimento dos ossos.

Para te ajudar a incluir esse ingrediente na sua alimentação de maneira deliciosa, o Guia da Cozinha te mostra algumas receitas com batata cozida variadas que vão te deixar com água na boca. Não deixe de conferir!

Receitas com batata cozida variadas: opções deliciosas para almoço ou jantar

Batata gratinada com bacon

Tempo: 50min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Creme

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, cozinhe as rodelas de batata em água e sal até ficarem al dente. Escorra e reserve. Para o creme, em uma tigela, misture o requeijão, o leite e os ovos. Adicione a muçarela, o parmesão, sal, noz-moscada e misture. Reserve. Para montar, em um refratário médio untado, faça camadas de batata, de creme de queijo e de bacon frito. Repita as camadas até acabarem os ingredientes, terminando em batata e creme. Polvilhe com parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até gratinar. Retire e sirva ainda quente.

Batata sauté

Batata sauté – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe a batata em água fervente com sal por 3 minutos e escorra. Em fogo médio, derreta a manteiga em uma frigideira grande e espalhe as batatas e o dente de alho ligeiramente amassado com a casca. Refogue por 10 minutos em fogo baixo, mexendo para dourar, sem desmanchar. Tempere com sal, pimenta e salsa e sirva em seguida. Se desejar, sirva acompanhando filé de frango grelhado.

Batata cremosa com atum

Batata cremosa com atum – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe a batata em água e sal até ficar al dente. Escorra e reserve.

Em fogo médio, aqueça uma panela com a manteiga e frite a cebola até murchar.

Adicione o atum, a batata, o tempero, o cheiro-verde, tempere com sal e cozinhe por mais 3 minutos.

Desligue, junte o requeijão e misture. Coloque em uma travessa, polvilhe com o queijo parmesão e sirva.

Batata recheada na travessa

Batata recheada na travessa – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, cozinhe a batata em água fervente com sal por 3 minutos e escorra. Derreta a manteiga em uma panela, em fogo médio, e polvilhe com a farinha. Frite por 2 minutos, mexendo sempre. Despeje o creme de leite e o leite, mexendo até engrossar.

Acrescente a muçarela, o parmesão e misture até derreter. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Forre o fundo de um refratário médio com a batata. Intercale camadas de molho, de frango, de bacon, de Catupiry® e de batata, terminando em molho. Polvilhe com parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até gratinar. Sirva polvilhado com a batata palha e, se desejar, acompanhado de salada.

Salada de maionese portuguesa

Salada de maionese portuguesa – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min (+3h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Creme

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a batata, o presunto, o queijo, os tomates, a azeitona, o orégano, o sal e a pimenta. Reserve. Para o creme, no liquidificador, bata os ovos cozidos, a cebola e vá despejando o azeite, aos poucos, sem parar de bater até formar a maionese. Despeje sobre a salada, misture, decore com ovos cozidos e salsa. Leve à geladeira por 3 horas e sirva.

Fritada de batata com calabresa

Fritada de batata com calabresa – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma frigideira grande antiaderente, derreta a manteiga, em fogo médio, e faça camadas com as batatas e a muçarela. Cubra com os ovos misturados com o leite, sal e orégano. Leve ao fogo baixo por 2 minutos. Cubra com metade do queijo prato e faça uma camada com a calabresa e a cebola. Cubra com o queijo prato restante e volte ao fogo baixo por 5 minutos ou até firmar e dourar levemente. Desligue e sirva.

Salada de batata cozida com bacon

Salada de batata cozida com bacon – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 20min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe as batatas em água e sal até amaciarem. Depois, escorra e deixe esfriar. Transfira para uma tigela, adicione a cebola, o pimentão, o azeite, o cheiro-verde, tempere com sal e misture. Coloque em uma travessa e polvilhe com o bacon frito. Se quiser, use a criatividade para montar uma apresentação bonita utilizando folhas de alface. Sirva e se delicie!

The post Receitas com batata cozida variadas: 7 opções deliciosas para o almoço ou jantar appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR