Caldo de feijão: 7 receitas fáceis e muito cremosas

Caldo de feijão: 7 receitas fáceis e muito cremosas

Luana Ribeiro Caldo de feijão: 7 receitas fáceis e muito cremosas

Prepare o pãozinho, a torradao toucinho ou algum acompanhamento de sua preferência, porque vai ter caldo! Não tem quem resista a um caldinho nessa temporada de muito frio, né? Ainda mais quando é feito com um ingrediente queridinho entre os brasileiros: o feijão! O caldo de feijão fica uma delícia e ainda por cima é muito nutritivo.

Dá para utilizar os mais variados tipos do grão e preparar caldos com uma cremosidade e sabor impressionantes. Para ajudar você nessa, separamos 7 receitas de caldos de feijão que ficam prontas em até uma hora e o melhor de tudo: com certeza você tem todos os ingredientes em casa. Confira e faça ainda hoje!

Caldinho de feijão cremoso com macarrão

Tempo: 50min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque o feijão em uma panela de pressão com o louro, a água, tampe e cozinhe por 25 minutos em fogo baixo, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Deixe esfriar e bata 2/3 do feijão no liquidificador com o caldo e o caldo de carne até formar um creme. Reserve. Aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite o bacon e a calabresa até dourar. Reserve uma porção da calabresa para decorar. Junte a cebola, o alho, a pimenta, sal e refogue por 3 minutos. Acrescente o feijão batido, o feijão sem bater, o macarrão e mais água, se necessário. Cozinhe até o macarrão ficar al dente. Transfira para cumbucas, decore com a calabresa reservada, com cebolinha e sirva.

Caldo de feijão gordo

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque o feijão e o louro em uma panela de pressão, cubra com bastante água e tampe a panela. Cozinhe por 20 minutos em fogo baixo, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Bata com cuidado metade do feijão no liquidificador, volte para a panela e reserve. Aqueça outra panela com o óleo, em fogo médio, e frite o alho, a cebola e a calabresa até dourar. Adicione o feijão reservado, a cenoura, sal, pimenta e, se necessário, adicione mais água. Junte o macarrão, acrescentando água, aos poucos, até o macarrão e a cenoura amaciarem. Transfira para uma sopeira, polvilhe com pimenta e, se desejar, sirva acompanhado de pão francês.

Caldo de feijão cremoso

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, junte o feijão, o louro e coloque metade da água. Tampe e cozinhe por 20 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue, espere toda a pressão sair naturalmente, abra a panela e deixe o feijão esfriar. Transfira para o liquidificador e bata por 2 minutos. Reserve.

Aqueça outra panela de pressão com o óleo, em fogo médio, e refogue o bacon e a carne por 5 minutos. Adicione a cebola, o alho e frite por 2 minutos. Despeje a água restante, a mandioca, tempere com sal, pimenta e cozinhe 15 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue, deixe toda a pressão sair naturalmente o e abra a panela.

Volte ao fogo, adicione o feijão batido, acerte o sal e cozinhe por 5 minutos com a panela aberta. Desligue, transfira para uma sopeira, polvilhe com cheiro-verde e sirva.

Caldo de feijão com vagem

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 35min
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

No liquidificador, bata o feijão com a água por 3 minutos. Reserve. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e a calabresa até dourar. Adicione a vagem, o caldo de carne e o feijão batido e cozinhe até a vagem ficar macia. Tempere com sal e cheiro-verde, misture e deligue o fogo. Transfira para uma sopeira e sirva em seguida.

Caldinho de feijão prático

Foto: Guia da Cozinha

Rendimento : 4 porções

Tempo de preparo : 20min

Dificuldade : Fácil

Ingredientes

Modo de preparo

No liquidificador, bata o feijão com a água e o caldo de carne. Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura até dourar. Adicione a cebola e frite por 2 minutos. Junte o feijão batido, a couve, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 5 minutos ou até encorpar. Transfira para uma sopeira, polvilhe com cebolinha e sirva em seguida.

Caldo de feijão-preto

Tempo: 50min
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque o feijão, a água e o louro em uma panela de pressão, tampe e cozinhe por 25 minutos, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Deixe amornar e bata com cuidado no liquidificador. Reserve. Aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite a linguiça e o bacon até dourar. Adicione o alho e refogue por 2 minutos. Junte a pimenta, a cachaça e refogue por 2 minutos. Adicione o feijão batido, sal e cozinhe até ferver. Transfira para canecas, decore com cebolinha e sirva com torresmo.

Caldo de feijão com linguiça

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+12h de molho)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Torradas

Modo de preparo

Deixe o feijão de molho em água por 12 horas. Para as torradas, corte as fatias ao meio e coloque em uma forma. Regue com azeite e sal e leve ao forno alto preaquecido por 10 minutos. Reserve. Escorra o feijão e transfira para uma panela. Cubra com os 3 litros de água e adicione a folha de louro. Cozinhe em fogo médio até amaciar o feijão mas sem desmanchar. Reserve com a água. Em uma panela grande, aqueça o óleo, em fogo médio e doure o bacon e a linguiça. Adicione a páprica e o tomate.

Refogue por 2 minutos. Junte o feijão cozinhe por 10 minutos, em fogo baixo, após levantar fervura. Tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira derreta a manteiga e polvilhe a farinha, fritando até dourar levemente. Junte ao caldo mexendo até engrossar levemente. Divida entre cumbucas individuais, decore com folhas de salsa e sirva com as torradas

The post Caldo de feijão: 7 receitas fáceis e muito cremosas appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR