Doces portugueses diferentes e irresistíveis

Doces portugueses diferentes e irresistíveis

Raphaela Ribeiro Doces portugueses diferentes e irresistíveis

Se tem um país fã de doces, esse país definitivamente é o Brasil. Aqui, há inúmeras receitas de doces incríveis, tanto 100% brasileiros quanto doces de outros países. Por conta da colonização e imigração, o Brasil acabou tornando-se uma mistura de várias culturas e culinárias estrangeiras . O que nos dá a oportunidade de experimentar comidas diferentes e irresistíveis!

Entre tantas opções, temos aqui uma vasta variedade de doces lá da terra do bacalhau. Os doces portugueses são superdeliciosos e fáceis de preparar – alguns, inclusive, já estão completamente inseridos no nosso dia a dia, como o sonho e o pastel de Belém. Mas, se você quer conhecer outros doces portugueses e trazer mais diversidade cultural e regional à mesa, confira abaixo as 9 receitas abrasileiradas dos doces portugueses que o Guia da Cozinha separou!

Doces portugueses para experimentar o sabor de Portugal

Pastel de Belém

Conhecido também como Pastel de Nata, o Pastel de Belém é um dos doces portugueses mais famosos e comumente consumido no Brasil. O pastel consiste em uma massa folhada recheada com creme e é uma delícia!

Tempo: 2h
Rendimento: 30 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, coloque o açúcar, a água e leve ao fogo por 5 minutos ou até ficar em ponto de fio. Retire do fogo e deixe esfriar. Em outra panela, em fogo médio, junte a farinha, o creme de leite e mexa por 5 minutos ou até engrossar. Retire do fogo, deixe esfriar e misture com a calda. Adicione as gemas, a essência de baunilha e mexa até ficar homogêneo. Abra a massa folhada e enrole como rocambole. Corte em fatias, coloque dentro de forminhas de empadas e, com o dedo polegar, abra a massa. Coloque o recheio até a borda da forminha e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e desenforme. Sirva em seguida.

Pão de ló

Foto: Compressed by

O pão de ló também já conquistou a mesa dos brasileiros. Essa receita consiste em uma massa cremosa molhadinha da cor de uma gema. O que muda da receita tradicional para a que conhecemos é o formato, aqui assamos a massa em forma de bolo comum, em Portugal o pão de ló é assado em um papel, o que garante um formato irregular.

Tempo: 1h
Rendimento: 16 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Bata os ovos com o açúcar na batedeira por 10 minutos ou até dobrar de volume. Acrescente o fermento, a essência e a farinha peneirada misturando delicadamente com uma colher. Despeje em uma fôrma redonda de 26cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até que ao enfiar um palito no centro, este saia limpo. Deixe esfriar e desenforme.

Pastel de santa clara

Foto: Guia da Cozinha

O pastel de santa clara já não é tão comum por aqui, mas é um doce que merece nossa atenção. Esse pastel consiste em um massa doce muito fina e crocante, que é dobrada de forma irregular e é recheada com ovos moles.

Tempo: 1h (+2h10 de descanso)
Rendimento: 25 unidades
Dificuldade: médio

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo

Abra a farinha na mesa formando um vulcão. Quebre o ovo no meio com o sal e misture com um garfo. Adicione a água, aos poucos, misturando com um garfo até ligar. Sove com as mãos por 5 minutos ou até obter uma massa lisa e elástica. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar por 1 hora. Abra a massa com um rolo, espalhe 100g de margarina. Dobre em 3 partes e repita o procedimento 2 vezes. Reserve na geladeira. Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo, sem mexer, por 8 minutos ou até formar uma calda grossa. Deixe esfriar. Junte a farinha, as gemas e a manteiga e leve para cozinhar em banho-maria até engrossar. Tire do fogo, misture a baunilha e deixe esfriar. Abra a massa com um rolo sobre superfície enfarinhada o mais fina possível, corte em círculos de 10cm de diâmetro e deixe descansar por 10 minutos. Forre uma forminhas de 6cm de diâmetro com 2 folhas da massa sobrepostas. Coloque uma colher (sopa) do recheio e cubra com mais 2 folhas da massa, apertando levemente as bordas. Coloque as forminhas em uma assadeira. Leve os pastéis ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até dourar. Deixe esfriar, polvilhe com açúcar e sirva.

Papo de anjo

Foto: Guia da Cozinha

Tão famoso quanto o pastel de Belém, o papo de anjo é um doce feito a partir da mistura de gemas batidas que são adoçadas com calda de açúcar. Além de ser uma delícia, o papo de anjo ainda tem textura e cor incríveis.

Tempo: 1h10
Rendimento: 6 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Calda

Modo de preparo

Na batedeira, bata as gemas com o fermento e a maisena até formar uma massa fofa e esbranquiçada. Transfira essa massa para forminhas de empada untadas e enfarinhadas, arrume em uma forma grande e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos. Retire e desenforme quente. Para a calda, em uma panela, misture a água com o açúcar e leve ao fogo médio com a canela e o cravo e até que derreta o açúcar e forme uma calda rala. Retire do fogo, adicione o rum e misture. Transfira a calda para uma tigela, junte os bolinhos e deixe nessa calda por 5 minutos. Retire, escorra sobre uma peneira, coloque em uma compoteira e regue com a calda. Decore como desejar e sirva.

Quindim

Foto: Shutterstock

Você viu?

O quindim também já é presença vip nas padarias brasileiras. Esse doce tradicional e bastante conhecido e amado consiste em gema de ovo, açúcar e coco ralado no Brasil ou amêndoas em Portugal.

Tempo: 1h (+1h de geladeira)
Rendimento: 25 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

No liquidificador, bata as gemas, os ovos, o açúcar e a manteiga até homogeneizar. Misture o coco e divida entre forminhas para empada untadas e polvilhadas. Disponha, uma ao lado da outra, em uma fôrma grande e leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 30 minutos ou até firmar. Deixe esfriar e leve à geladeira por 1 hora. Desenforme, coloque em forminhas de papel e sirva em seguida.

Queijadinha

Foto: Guia da Cozinha

Diferente do Brasil, em Portugal existem inúmeras receitas diferentes de queijadinha, que variam de acordo com a região. Lá, a queijadinha consiste basicamente em uma massinha crocante por fora e, por dentro, uma massa de queijo, ovos, farinha e canela.

Tempo: 35min
Rendimento: 20 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, misture bem o leite condensado, o leite, o coco, o queijo ralado, a farinha, a manteiga e os ovos. Despeje em forminhas de empada ou de cupcakes forradas com forminhas de papel, sem encher completamente. Polvilhe com açúcar e coloque, uma ao lado da outra, em uma fôrma grande. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até firmar e dourar. Retire, deixe amornar e desenforme. Sirva em seguida.

Sonho

Foto: Guia da Cozinha

O clássico das padarias brasileiras não é tão diferente do doce típico de Portugal. A principal diferença talvez esteja no nome, já que lá ele é chamado de bola de Berlim.

Tempo: 1h20 (+1h de descanso)
Rendimento: 15 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo

Para o recheio, leve uma panela ao fogo médio com o leite condensado, o leite, a manteiga, a maisena e as gemas, mexendo sempre até engrossar. Desligue e reserve. Para a massa, em uma tigela, misture o fermento com o açúcar até que dissolvam por completo. Acrescente o leite, a margarina, os ovos e misture. Adicione a farinha, aos poucos, e com as mãos, misture até que desgrude e fique firme. Se necessário, adicione mais farinha. Modele pequenas bolinhas e coloque sobre uma superfície enfarinhada. Cubra e deixe descansar por 1 hora. Frite, aos poucos, em óleo quente e escorra em papel-toalha. Deixe esfriar, abra ao meio e recheie com o creme de leite reservado. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.

Fios de ovos

Foto: Guia da Cozinha

Os fios de ovos são feitos com gemas, água e açúcar e têm a função de decorar e agregar sabor às mais variadas sobremesas ou até mesmo serem consumidos sozinhos. Em Portugal, a receita tradicional e o formato são um pouco diferentes. E lá, são nomeados como trouxinha de ovos.

Tempo: 30min
Rendimento: 1 porção
Dificuldade: médio

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o açúcar com a água. Quando ferver, acrescente a margarina e a baunilha. Aguarde até começar a espumar. Coloque as gemas em um recipiente próprio para fios de ovos aos poucos e faça movimentos circulares sobre a água. Retire com uma escumadeira quando os ovos começarem a subir na calda.

Salame de chocolate

Foto: Guia da Cozinha

O salame de chocolate nada mais é do que chocolate com pedaços de bolacha enrolado, o que lembra as gorduras de um salame. Melhor que a aparência só o sabor, já que essa receita é de dar água na boca!

Tempo: 20min (+1h de geladeira)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, misture o leite condensado, a manteiga e o cacau. Leve ao fogo médio, mexendo até levantar fervura, derreter a manteiga e engrossar um pouco. Deixe amornar. Quebre os biscoitos grosseiramente com as mãos e misture com o creme. Coloque a massa sobre um pedaço de filme plástico polvilhado com chocolate em pó. Modele um cilindro e feche as pontas, com o plástico. Leve à geladeira por 1 hora ou até endurecer. Retire o plástico, polvilhe com chocolate, corte em fatias e sirva.

The post Doces portugueses diferentes e irresistíveis appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR