Cardápio da quarentena: terça-feira, 16

Cardápio da quarentena: terça feira, 16

Flávia Gonçalves Cardápio da quarentena: terça-feira, 16

Faça pratos para lá de saborosos nesta terça com o cardápio do dia do Guia da Cozinha!

O cardápio para esta terça-feira, 16, traz para o almoço o saboroso macarrão com presunto e queijo, feito na panela de pressão em apenas 15 minutos, e a deliciosa batata gratinada com milho para o jantar. No café da manhã a estrela da mesa será o pão de minuto, já no lanche da tarde quem brilhará é a apetitosa torta cappuccino. Ou seja, hoje a praticidade e o sabor estão mais que garantidos!

Café da manhã

Pão de minuto

Tempo:  40 min
Rendimento:  15 unidades
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o fermento com o açúcar até dissolver. Adicione os ovos, o óleo, a manteiga e o leite. Acrescente a farinha aos poucos mexendo até que a massa desgrude das mãos. Se necessário acrescente mais farinha. Sove a massa por 5 minutos.

Divida a massa em pequenas porções iguais. Faça bolinhas, coloque em uma forma untada e enfarinhada mantendo espaço entre eles, pincele a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até dourar. Retire e sirva em seguida.

Almoço

Macarrão na panela de pressão com presunto e queijo

Tempo:  15min
Rendimento:  4 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, junte todos os ingredientes, exceto o requeijão, cubra com água e misture. Tampe a panela, leve ao fogo médio e cozinhe por 6 minutos, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Misture o requeijão, polvilhe com parmesão e sirva decorado como desejar.

Lanche da Tarde

Torta cappuccino

Tempo:  1h (+4h de geladeira)
Rendimento:  8
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque os ingredientes da massa e misture, forre uma fôrma de fundo removível de 26cm de diâmetro. Leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos, ou até dourar levemente, retire do forno e reserve. No liquidificador, bata o café com a gelatina preparada conforme instruções da embalagem e o leite em pó. Junte o chocolate derretido e misture com uma colher. Coloque sobre a massa na fôrma. Cubra com o chantilly pronto e decore com a canela em pó a gosto. Leve à geladeira por 4 horas, desenforme e sirva.

Jantar

Batata gratinada com milho

Tempo:  30min
Rendimento:  6 porções
Dificuldade:  fácil

Ingredientes

Molho

Modo de preparo

Para o molho, em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e frite a farinha até amarelar, mexendo. Adicione o leite, aos poucos, mexendo até engrossar. Tempere com sal, noz-moscada, desligue e misture o creme de leite. Cozinhe a batata em uma panela com água fervente e sal até ficar al dente. Escorra e misture com o milho, a azeitona e o molho branco reservado. Transfira para um refratário, polvilhe com os queijos e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até gratinar. Retire e sirva.

The post Cardápio da quarentena: terça-feira, 16 appeared first on Guia da Cozinha .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR