Do bolinho à coxinha: aproveite a diversidade da mandioca nas receitas

Do bolinho à coxinha: aproveite a diversidade da mandioca nas receitas

Pixabay/Bintang_Galaxy Essa raiz pode ser usada em uma diversidade de receitas

A mandioca é um alimento bastante consumido no Brasil e pode ser chamada por nomes bem diferente. Dependendo da região, é chamada de aipimmacaxeiradentre outros, mas o que todas essas nomenclaturas têm em comum são os benefícios desse alimento que possui um grande valor nutricional.

Ela é rica em fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. É também uma excelente fonte de energia e pode substituir outros carboidratos como o arroz e o macarrão.

Pensando nisso, junto a Grano, empresa especializada em fabricação e comercialização de vegetais congelados no Brasil, listamos três opções de receitas que utilizam a  mandioca como ingrediente principal.

Bolinho de mandioca com carne moída

Divulgação/Grano Bolinho de mandioca com carne moída

Rendimento: 20 unidades | Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes

Como Descongelar

Em uma panela com água fervente, coloque a mandioca e cozinhe por cerca de 3 minutos. Escorra com uma escumadeira e reserve.

Modo de Preparo

Em um recipiente amasse a mandioca descongelada. Em uma panela em fogo alto coloque a manteiga, a cebola, o alho e refogue. Acrescente a farinha e mexa bem. Abaixe o fogo e em seguida coloque a pimenta do reino moída, o sal e a água. Deixe ferver, mexendo sempre e amassando até formar uma massa cremosa e macia. Adicione a mandioca amassada e o queijo ralado. Mexa por 5 minutos até cozinhar. Retire do fogo e deixe esfriar. Em uma superfície lisa distribua a massa, coloque a carne moída sobre ela aberta e forme bolinhos, modelando bem. Para fritar passe os bolinhos já modelados sobre a farinha de rosca e leve ao óleo quente. Deixe fritar, retire e sirva em seguida.

Dicas de Substituições

Sem glúten: substitua as farinhas por farinha de arroz. Sem lactose: substitua a manteiga por ghee e o queijo ralado por tofu . Vegetariana: substitua a carne moída por funghi

Bolinho de mandioca com coco

Divulgação Bolinho de mandioca com coco

Você viu?

Rendimento: 12 unidades | Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes

Como descongelar

Em uma panela com água fervente, coloque a mandioca e cozinhe por cerca de 3 minutos. Escorra com uma escumadeira e reserve.

Modo de Preparo

Em uma tigela grande junte os ovos, o açúcar e o óleo e misture com um fouet até obter um creme liso. Rale a mandioca descongelada em fatias grossas e acrescente a mistura. Junte o queijo e o coco e mexa novamente. Transfira a massa para forminhas de muffin untadas com manteiga e farinha. Leve ao forno preaquecido a 180° por cerca de 30 minutos. Retire do forno e sirva.

Coxinha de mandioca com carne seca

Divulgação Coxinha de mandioca com carne seca

Rendimento: 3 unidades | Tempo de preparo: 35 minutos

Ingredientes – Massa

Ingredientes – Recheio

Ingredientes – Montagem

Como Descongelar

Em uma panela com água fervente, coloque a mandioca e cozinhe por cerca de 3 minutos. Escorra com uma escumadeira e reserve. 

Modo de Preparo

Depois de descongelar a mandioca, amasse-a com o auxílio de um garfo. Disponha a mandioca amassada em um bowl e misture com azeite, farinha de arroz e sal. Mexa bem e em seguida abra a massa. Coloque o recheio sobre a massa e tampe o recheio formando uma coxinha. Passe a coxinha no ovo batido e em seguida na farinha de linhaça. Leve para fritar em óleo quente. Retire e sirva.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR