Receitas com tomate seco para quem ama inovar na cozinha

Receitas com tomate seco para quem ama inovar na cozinha

Raphaela Ribeiro Receitas com tomate seco para quem ama inovar na cozinha

Presente tanto em pratos mais simples quanto nos mais sofisticados, o tomate seco deixa qualquer receita com um toque único e especial. Diferente do tomate in natura, o tomate seco passa por um processo de desidratação, podendo até ficar em conserva, o que torna o sabor mais acentuado.

Além de render receitas deliciosas, o tomate seco ainda traz benefícios à saúde e pode ser consumido em preparos práticos. Confira 6 receitas com esse ingrediente maravilhoso e aproveite!


Receitas deliciosas com tomate seco

Risoto de tomate seco

Tempo: 35min
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em primeiro lugar, coloque a água para ferver com o caldo de legumes. Em uma panela, aqueça metade da manteiga, o azeite e doure a cebola. Logo após, acrescente o arroz e frite-o. Então, junte o vinho branco e deixe evaporar. Acrescente o caldo fervente aos poucos e, mexendo sempre, deixe cozinhar até que o arroz esteja macio. Em seguida, acrescente o tomate seco, o parmesão, a salsinha e o restante da manteiga. Misture bem e acerte o sal, e sirva em seguida.

Torta de espinafre com tomate seco

Tempo: 45min
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo

Para o recheio, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite o alho, a cebola e o espinafre por 2 minutos ou até o espinafre murchar. Adicione o tomate seco, sal, orégano e desligue o fogo. Deixe esfriar, adicione o leite, o creme de leite, os ovos e misture. Abra a massa de acordo com as informações da embalagem e forre o fundo e lateral de uma forma de aro removível de 24cm de diâmetro. Despeje o recheio sobre a massa e polvilhe com parmesão. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e firmar o recheio. Retire, deixe amornar e desenforme para servir.

Panqueca de tomate seco e rúcula

Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Recheio

Cobertura

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ingredientes da massa, frite em pequenas porções em frigideira antiaderente dos dois lados por 5 minutos ou até estar cozida e levemente dourada e reserve. Em uma tigela, coloque os ingredientes do recheio e misture. Divida o recheio sobre as massas prontas, enrole cada uma como rocambole e coloque em um refratário untado. Cubra com requeijão e polvilhe com parmesão. Leve ao forno, preaquecido, por 15 minutos ou até gratinar. Retire do forno e sirva em seguida.

Você viu?

Quibe com tomate seco e muçarela

Tempo: 1h (+1h de molho)
Rendimento: 40 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo

Lave o trigo em água corrente e deixe de molho, coberto com água, por 1 hora. Escorra passando por uma peneira, apertando para que saia toda a água. Coloque em uma vasilha, adicione a carne, o manjericão, sal, pimenta e a cebola. Amasse com as mãos até ligar. Abra uma pequena porção da massa na mão, coloque um cubo de queijo, um pedaço de tomate e feche, modelando o quibe com as pontas levemente afuniladas. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Retire, escorra sobre papel-toalha, transfira para uma travessa decorada com alface e sirva em seguida.

Tapioca verde com creme de ricota e tomate seco

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 4
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo

Para o recheio, coloque a ricota no liquidificador e junte o leite, aos poucos, sem parar de bater até formar um creme liso e consistente. Retire do liquidificador, misture com o tomate seco e o sal e reserve. Cozinhe o espinafre em água fervente por 3 minutos. Escorra, utilize o espinafre em outra preparação. Reserve a água do cozimento. Em uma tigela, coloque o polvilho e adicione aos poucos, 1/2 xícara (chá) da água do cozimento do espinafre, aproximadamente, até que ao apertar forme uma massa consistente. Se necessário, utilize mais água do cozimento. Passe por uma peneira. Coloque 4 colheres (sopa) da massa em uma frigideira antiaderente média e aperte levemente com a colher. Leve ao fogo médio, deixe 3 minutos e vire deixando mais 3 minutos. Espalhe 1/4 do recheio sobre a tapioca e dobre ao meio. Repita o procedimento com o restante da mistura, fazendo mais 3 tapiocas. Sirva em seguida.

Lagarto com queijo de minas e tomate seco

Tempo: 1h20
Rendimento: 4
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Com uma faca afiada, corte o lagarto no sentido do comprimento formando uma manta. Tempere o lagarto com o caldo em pó, o orégano e o alho. Recheie com a cenoura, o queijo de minas e os tomates secos. Enrole como rocambole, espalhe a manteiga e prenda com palitos de dente ou amarre com um barbante. Coloque em uma assadeira média e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até assar e dourar. Corte em fatias e sirva em seguida.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR