5 receitas práticas e econômicas com banana

5 receitas práticas e econômicas com banana

Redação EdiCase 5 receitas práticas e econômicas com banana

A banana é uma fruta versátil e conhecida por oferecer inúmeros benefícios para o corpo. Rica em minerais, potássio, fósforo e carboidrato, ela é muito utilizada por quem deseja ganhar massa muscular e fortalecer o sistema imunológico. Mas as suas vantagens vão além disso, pois ela também pode ser utilizada em outros propósitos, como economizar tempo na cozinha e dinheiro, pois tem um excelente custo-benefício e serve de base para o preparo de diversos pratos rápidos. 

A seguir, confira 5 receitas deliciosas com banana para inovar o cardápio e aproveitar o melhor dessa fruta. Veja! 

Pastel de banana com açúcar e canela 

Ingredientes 

Massa

Recheio 

Modo de preparo

Recheio 

Em uma panela, coloque as bananas, o açúcar, o suco de limão, 1/2 xícara de chá de água e a canela e misture bem. Leve ao fogo médio até levantar fervura, mexendo sempre e com cuidado para não desmanchar as bananas. Desligue o fogo e reserve. Em um recipiente, coloque o amido de milho e dilua em 2 colheres de sopa de água. Despeje a mistura sobre as bananas, leve novamente ao fogo médio e mexa até engrossar. Reserve. 

Montagem 

Em uma superfície lisa, abra a massa de pastel e corte em quadrados. Após, com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de recheio, disponha sobre um dos lados das massas e dobre ao meio. Feche os pastéis pressionando as pontas com um garfo e reserve. Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Aos poucos, adicione os pastéis e frite até dourar. Disponha sobre um recipiente com papel-toalha, polvilhe com açúcar e canela e sirva em seguida.

Vinagrete de banana 

Ingredientes 

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a banana, o suco de limão, a cebola e a salsinha e misture bem até incorporar. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por 5 minutos. Após, retire da geladeira, tempere com sal e sirva em seguida.

Brownie de banana 

Ingredientes 

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque as bananas e, com a ajuda de um garfo, amasse bem. Adicione a pasta de amendoim, o cacau em pó e o fermento químico e mexa até obter uma consistência homogênea. Por último, coloque o chocolate picado e misture até incorporar com os demais ingredientes. Unte uma assadeira com manteiga e enfarinhe com farinha de trigo, disponha a massa e leve ao forno preaquecido a 180°C por 25 minutos. Desligue o forno, espere esfriar e sirva em seguida.

Musse de banana (Imagem: Olivka888 | Shutterstock)

Musse de banana 

Ingredientes 

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque as bananas e, com a ajuda de um garfo, amasse bem. Adicione o suco de limão e o açúcar e mexa bem. Transfira a mistura para uma panela, acrescente o vinho branco e leve ao fogo médio para cozinhar até obter um doce de banana, mexendo sempre. Desligue o fogo, junte o creme de leite e mexa para incorporar com os demais ingredientes. Reserve. 

Em um recipiente, coloque a gelatina e a água e mexa até dissolver. Despeje a mistura sobre a panela e misture. Reserve. Bata as claras em neve, junte com o doce de banana e mexa delicadamente. Distribua o musse em taças e leve à geladeira por 3 horas. Sirva em seguida. 

Dica: sirva decorado com rodelas de banana e folhas de hortelã.

Hambúrguer de banana 

Ingredientes 

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque as bananas e, com a ajuda de um garfo, amasse bem. Adicione a farinha de aveia, a farinha de rosca, o sal, a salsinha e a cebolinha e misture bem. Após, com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de massa e modele no formato de um hambúrguer. Repita o processo com toda a massa e reserve. Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Com a ajuda de uma escumadeira, aos poucos, frite os hambúrgueres. Disponha sobre um recipiente com papel-toalha e sirva em seguida.

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR