5 receitas especiais para o almoço do Dia dos Pais

5 receitas especiais para o almoço do Dia dos Pais

Redação EdiCase 5 receitas especiais para o almoço do Dia dos Pais

Comemorado sempre aos segundos domingos do mês de agosto no Brasil, o Dia dos Pais é o momento de celebrar aquele que desenvolveu um papel fundamental em nossas vidas. Essa homenagem pode ser feita de diferentes formas, e vai além de presentes materiais – é também sobre criar memórias significativas. Para isso, a culinária afetiva é uma maneira poderosa de expressar carinho neste dia especial. A cozinha tem o incrível dom de contar histórias e de unir as pessoas.

A seguir, veja receitas que vão ajudar a unir a família neste dia!

1. Risoto de frutos do mar

Ingredientes

Modo de Preparo

Em uma panela, aqueça o caldo de peixe e mantenha-o aquecido em fogo baixo. Em outra panela, aqueça o azeite e metade da manteiga. Refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Adicione o arroz e mexa por alguns minutos até ficar levemente translúcido. Despeje o vinho branco na panela e mexa até evaporar. Comece a adicionar o caldo de peixe quente, uma concha de cada vez, mexendo sempre e esperando o caldo ser absorvido antes de adicionar mais.

Enquanto o arroz cozinha, em outra frigideira, derreta a manteiga restante e doure os frutos do mar rapidamente. Reserve. Quando o arroz estiver al dente e cremoso, adicione os frutos do mar dourados e misture delicadamente. Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture. Sirva o risoto em pratos individuais e aproveite!

2. Fettuccine com filé mignon ao molho de vinho

Ingredientes

Modo de Preparo

Cozinhe o fettuccine conforme as instruções da embalagem, escorra e reserve. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho até dourarem. Adicione as tiras de filé mignon e cozinhe até dourarem. Despeje o vinho tinto na frigideira e deixe reduzir pela metade. Reduza o fogo e adicione o creme de leite, mexendo até incorporar e aquecer bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture o molho com o fettuccine cozido. Sirva o fettuccine polvilhado com queijo parmesão ralado por cima.

Paella de legumes (Imagem: stockcreations | ShutterStock)

3. Paella de legumes 

Ingredientes 

Modo de preparo 

Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Acrescente os legumes e refogue até ficarem macios. Junte metade do caldo de legumes e o açafrão e cozinhe até levantar fervura. Abaixe o fogo, coloque o arroz, o sal, a pimenta-do-reino e o coentro na panela e misture bem. Aos poucos, disponha o restante do caldo de legumes, mexendo sempre, até o arroz ficar macio. Desligue o fogo e sirva em seguida.

4. Nhoque de banana da Terra com carne seca

Ingredientes

Modo de Preparo

Cozinhe as bananas-da-terra até que fiquem bem macias. Descasque e amasse-as até obter um purê. Em uma tigela, misture o purê de banana, o ovo, a carne-seca desfiada, o queijo parmesão, sal e pimenta-do-reino. Aos poucos, adicione a farinha de trigo até formar uma massa que não grude nas mãos. Em uma superfície enfarinhada, enrole pedaços da massa em cilindros e corte em pequenos pedaços para formar os nhoques. Cozinhe os nhoques em água fervente até que flutuem na superfície. Escorra os nhoques e coloque-os em um prato. Aqueça uma frigideira com um pouco de óleo e doure ligeiramente os nhoques. Sirva e bom-apetite!

5. Fricassé de Frango

Ingredientes

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque o milho-verde (junto com a água da lata) e o creme de leite. Bata até obter um creme homogêneo. Reserve. Em uma panela, misture o frango desfiado, o creme batido, o requeijão, as azeitonas e o sal. Cozinhe em fogo médio por alguns minutos, mexendo, até que todos os ingredientes estejam bem incorporados e aquecidos. Em um refratário, coloque metade da mistura de frango e cubra com metade das fatias de queijo. Repita a camada com o restante da mistura de frango e cubra com o restante das fatias de queijo. Leve ao forno preaquecido em 180ºC por aproximadamente 15 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e borbulhando. Retire do forno e espalhe a batata palha por cima do fricassé. Sirva imediatamente .

Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR