FreePik Com hábitos saudáveis regulares, como o consumo de frutas, verduras, legumes e bastante água e a prática de exercícios físicos, é possível aproveitar alimentos mais açucarados sem culpa e prejuízo à saúde
Você sente necessidade de comer doce após as refeições? Este hábito, que é comum para muitas pessoas, pode trazer prejuízos à saúde, como o desenvolvimento de doenças (por exemplo, diabetes, obesidade e hipertensão), caso esteja alinhado à má alimentação e à falta de exercícios físicos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os brasileiros consomem 50% a mais de açúcar do que o recomendado — 12 colheres de açúcar ao dia é considerado como nível normal de consumo, mas consumimos 18! É comum e muito fácil direcionar a vontade de “um docinho” para biscoitos, balas e chocolates, porém, com esforço e persistência, é possível suprir essa necessidade de uma forma muito mais saudável, trazendo mais saúde e qualidade de vida à dieta.
“Na visão clínica, a constante necessidade de doces vem da falta de serotonina produzida pelo nosso organismo. Isso pode ser desencadeado por diversos fatores, como um estilo de vida corrido, com alto nível de estresse, maus hábitos alimentares e até saúde mental descuidada. Outra coisa que também pode influenciar é o baixo consumo calórico nas principais refeições, ou seja, comer pouca comida, e a vontade de doce vem imediatamente para saciar a fome, explica Soraia Batista, nutricionista da Pluxee no Brasil.
“Uma forma de diminuir ou neutralizar essas vontades é consumir alimentos ricos em triptofano, substância que auxilia na produção de serotonina, como banana, uva, tâmara e alimentos integrais, pois aumentam a sensação de saciedade”, acrescenta a especialista.
Outros alimentos que podem auxiliar nesse processo são as nozes, amêndoas e castanhas, que, quando consumidas moderadamente, trazem grandes benefícios para a saúde, bem como as frutas secas, também muito fáceis de transportar. Mais uma dica é escovar os dentes logo após as refeições, pois diminui a vontade de comer doces.
A nutricionista recomenda persistir na inserção de hábitos saudáveis diariamente, como ingerir água e consumir frutas e legumes. “Com esse equilíbrio, podemos comer doces ou até fast foods esporadicamente, sem prejudicar a saúde”, diz Soraia. Ela ainda orienta sobre a importância de ter uma rotina de acompanhamento nutricional, médico e psicológico para manter a saúde em equilíbrio e garantir bem-estar e qualidade de vida.
Aposte em receitas saudáveis – o docinho fit (ou não) depois do almoço não precisa ser vilão. É o que ensina a nutricionista, que separou algumas receitas que podem auxiliar na construção de uma alimentação equilibrada e saborosa.
Mousse de chocolate 70% cacau
Ingredientes
Modo de preparo
Bolo de banana fit recheado
Ingredientes
Ingredientes do recheio
Modo de preparo
Quer mais conteúdos como esse? Acesse a página oficial do iG Receitas.
Fonte: RECEITAS.IG.COM.BR

