Médico que vendia ‘kit covid’ vai a julgamento e se declara culpado nos EUA

Médico que vendia

Médico Jennings Ryan Staley é acusado de vender Reprodução Médico Jennings Ryan Staley é acusado de vender ‘cura milagrosa’ para Covid-19

Acusado de contrabandear hidroxicloroquina para comercializar em um ‘ kit Covid ‘, o médico norte-americano Jennings Ryan Staley se declarou culpado em processo movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos . O medicamento é comprovadamente ineficaz contra o coronavírus. Caso seja condenado, a pena pode chegar a 20 anos de prisão.

Stanley, de 46 anos, confessou os crimes na última sexta-feira, quando compareceu a um tribunal federal em San Diego, na Califórnia. O médico vendia o ‘kit Covid’ como uma ‘cura milagrosa’. Ele atendia em uma clínica especializada em estética.

De acordo com o Departamento de Justiça dos EUAo médico comercializou ‘kits Covid’ nos meses de março e abril do ano passado. No acordo de confissão, ele admitiu que descrevia o tratamento aos pacientes como uma cura “cem por cento”, uma “bala mágica”, uma “arma incrível” e “quase bom demais para ser verdade”. Stanley também afirmou que os remédios forneceriam pelo menos seis semanas de imunidade.

‘Kits Covid’ à base de hidroxicloroquina e outros medicamentos, como cloroquinaazitromicina e ivermectina, foram amplamente divulgados e defendidos por autoridades públicas como o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e pelo chefe do Executivo brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido).

Você viu?

Investigações

As investigações mostraram que Stanley tentou contrabandear cerca de 11kg de hidroxicloroquina de um fornecedor chinês. O medicamento daria entrada nos EUA em barris de extrato de inhame.

Provas contra o médico também foram obtidas por meio de agentes do FBI. Os policiais disfarçados entraram em contato com Stanley e um deles comprou seis pacotes de tratamento por US $ 4 mil.

“Staley ofereceu uma bala mágica, uma cura garantida para Covid-19 a pessoas dominadas pelo medo durante uma pandemia global”, disse a agente especial do FBI, Suzanne Turner. “Hoje, Staley admitiu que era tudo uma mentira como parte de um golpe para ganhar dinheiro rápido. O FBI continuará a perseguir vigorosamente os médicos que abusam de suas profissões para fraudar vítimas inocentes com truques de falsas esperanças e promessas”, acrescentou.

O médico também confessou ter tentado obstruir a investigação. Quando questionado se teria prometido uma “cura cem por cento eficaz”, ele desconversou e disse que “isso seria tolice”.

“Enquanto os profissionais de saúde em todo o mundo trabalhavam abnegadamente na linha de frente de uma pandemia internacional, este médico usou sua posição de confiança para lucrar com os temores da Covid-19 “, disse o procurador-geral Randy Grossman. “Estamos empenhados em proteger o povo americano de tais golpes e responsabilizar os golpistas”, finalizou.

Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR