Defesa diz que ditadura ‘deixa legado de paz, liberdade e democracia’

Defesa diz que ditadura

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil – 21.11.2018 Ministro da Defesa, Walter Braga Netto

O Ministério da Defesa afirmou na noite dessa quarta-feira (30) que o  golpe militar de 1964 é um “marco histórico da evolução política brasileira” e que “respondeu aos anseios” da sociedade à época. A pasta diz também que o “movimento” deixa um “legado de paz, de liberdade e de democracia”.

O ministro da Defesa, Walter Braga Nettoassinou ordem alusiva ao 31 de março de 1964, aniversário de 58 anos do golpe.  Braga Netto é cotado para ser vice na chapa à reeleição do presidente Jair Bolsonaro e deve deixar o ministério nesta quinta-feira para cumprir exigência da lei eleitoral.


O texto diz que o século XX foi marcado por ideologias totalitárias que representaram “ameaças à democracia e liberdade” e um cenário de “incertezas com grave instabilidade política econômica e social”. Diz também que o golpe militar impediu que um regime totalitário fosse implantado no Brasil.

Leia Também

A Defesa ressalta que os anos seguintes ao golpe foram um período de “estabilização, segurança, de crescimento econômico e de amadurecimento político” e que estabeleceu a paz no país.

A ditadura militar fechou o Congresso, cassou habeas corpus e censurou as artes e a imprensa. Em 2014, pela primeira vez as Forças Armadas reconheceram a ocorrência de desaparecimentos e mortes durante o regime em ofício encaminhado à Comissão Nacional da Verdade (CNV). Na economia, a manipulação da coleta de informações fez com que os índices oficiais de inflação ficassem artificialmente baixos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR