PSDB faz movimentações com Eduardo Leite em meio a incerteza de Doria

PSDB faz movimentações com Eduardo Leite em meio a incerteza de Doria

Divulgação/Maicon Hinrichsen – 09/03/2022 PSDB faz movimentações para manter Leite em meio a incerteza de Doria

Em meio às idas e vindas sobre a renúncia do governador de São Paulo, João Doria, um correligionário do PSDB acompanha atentamente a movimentação do paulista: Eduardo Leite, que oficializou sua saída do governo do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Leite decidiu no fim de semana permanecer no PSDB, após lideranças do partido apresentarem caminhos alternativos ao gaúcho, que avaliava migrar para o PSD, de Gilberto Kassab, para  concorrer  à Presidência.

Um desses caminhos levantados nos bastidores tucanos foi que Leite herdasse a candidatura presidencial do PSDB, no lugar de Doria. A possibilidade de que o resultado das prévias, vencidas por Doria, fosse revertido em favor de Leite no período das convenções partidárias, quando as candidaturas são oficializadas, incomodou o governador paulista nos últimos dias. O período das convenções está marcado pela Justiça Eleitoral entre meados de julho e início de agosto.

Em meio à insegurança de perder o posto de presidenciável para Leite, Doria acenou na manhã desta quinta-feira com um recuo em sua renúncia, para seguir no governo de São Paulo e concluir o mandato. Para apagar o incêndio, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, escreveu uma carta reafirmando que Doria será o candidato tucano ao Palácio do Planalto e que o resultado das prévias será respeitado.

A hipótese de Doria seguir no governo estadual desorganizou os planos do PSDB, que apostava na candidatura do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), tendo como trunfo a ideia de ele ocuparia a cadeira de governador a partir de abril. Garcia ameaçou nesta quinta-feira romper com Doria e migrar para o União Brasil.

Presidência do PSDB
Outra possibilidade levantada para Leite foi a de que, permanecendo na legenda, ele pudesse assumir a presidência nacional do PSDB no lugar de Bruno Araújo a partir de 2023. Com isso, Leite se tornaria a principal liderança do partido, num gesto de renovação para construir um projeto presidencial para 2026. Segundo interlocutores, o gesto da cúpula do PSDB teria agradado o governador gaúcho.

Leia Também

Até a carta de Araújo nesta quinta, no entanto, reafirmando a candidatura de Doria, o PSDB vinha sugerindo a possibilidade de uma mudança de curso na corrida ao Planalto.

Numa carta anterior, endereçada a Leite no último dia 18 e assinada pelas principais lideranças do PSDB, o partido disse “não admitirmos a possibilidade” de perdê-lo para outra sigla “nesse momento crucial para a história do Brasil”. Sem mencionar o nome de Doria, os caciques tucanos disseram a Leite que o país estava à espera “de alguém que possa liderar uma campanha, ao mesmo tempo, empolgante, propositiva e viável”.

O próprio Leite vem acenando estar aberto a uma candidatura à Presidência. Na segunda-feira, dia em que anunciou que deixaria o governo gaúcho, ele afirmou ser “legítimo” discutir com outros partidos a existência de nomes mais viáveis ao Planalto. Na ocasião, Leite declarou que era preciso manter essa decisão “acima das prévias, acima dos partidos, acima das aspirações pessoais”.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR