Retorno de Viagem: preparações que evitam doenças e problemas

Retorno de Viagem: preparações que evitam doenças e problemas

Quem planeja fazer uma viagem a passeio geralmente se preocupa com cada detalhe envolvido na ida e na estadia durante o tempo que estará fora de casa.

Pesquisar os melhores preços de passagens, buscar oportunidades para datas relevantes como o Natal e o Réveillon 2023, garantir cashback ou usar sites como o 123 Milhas para conseguir ofertas especiais e ver avaliações de outros viajantes são práticas comuns, pensadas durante muitas semanas (ou meses) antes de definir como, quando e para onde viajar.

Porém, as preparações não costumam exceder muito o período da ida e do período compreendido na viagem.

(function($){
var count_to_contab = false;

$(‘body, html’).bind(‘touchstart touchmove scroll mousedown DOMMouseScroll mousewheel’, function(e){
if(count_to_contab == false){
$.getScript(‘https://jsc.mgid.com/i/7/i7news.com.br.1021620.js’);
}

count_to_contab = true;
});
})(jQuery);

Dependendo de quantos anos faz que uma pessoa realiza viagens de férias, ela já possui experiência o suficiente para saber que programar o retorno é tão importante quanto planejar a partida, mas é fato que se trata de uma minoria, sendo que o mais comum é que as pessoas só pensem no retorno poucos dias (ou horas) antes de voltar para casa.

Ficar fora de casa por mais de 15 dias não faz o tempo parar e esperar o viajante retornar para o lar, ou seja, enquanto ele está fora, a grama cresce, a piscina começa a esverdear, vidros e janelas vão ficando empoeirados e sujos, além, claro, de situações específicas que podem acontecer em caso de tempestades ou ventanias, por exemplo.

Ter uma pessoa responsável pela manutenção e segurança da casa é essencial para que o retorno da viagem não seja estressante e cansativo.

Ninguém quer ter que começar uma faxina no dia seguinte ao retorno, mas a verdade é que, depois de mais de 15 dias fora de casa, é preciso trocar as roupas de cama, cortinas, tapetes e todos os outros tecidos que estiverem pela casa.

Sofás e colchões precisam ser aspirados, o pó sobre os móveis precisa ser retirado e toda a casa precisa ser limpada, no mínimo, com desinfetante e pano molhado.

Quando todos esses afazeres estiverem concluídos, é bem provável que pessoas mais sensíveis, com rinite, bronquite ou sinusite, sejam afetadas e manifestem sintomas alérgicos e de desconforto, pois, como explica o Dr. André Aguiar, alergista no Rio de Janeiro, toda essa movimentação faz com que a poeira comece a circular no ar, “causando espirros, coriza, irritação nos olhos, ouvidos e garganta, entre outros sintomas, pois por mais que pareça algo muito comum, a poeira doméstica é composta por mofo, poluição, resíduos químicos, células de pele de pessoas e animais, corpos (como os de formigas) e fezes de insetos (principalmente de baratas), que formam alimentos perfeitos para ácaros, que por sua vez, são os principais desencadeadores de doenças como a rinite alérgica, por exemplo”, fazendo com que os primeiros dias em casa sejam, não apenas cansativos, mas também, bastante desconfortáveis.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é deixar a visita de uma diarista agendada para 2 ou 3 dias antes do retorno da viagem.

Assim, ao chegar, o viajante se deparará com uma casa limpa e organizada, e poderá continuar desfrutando dos seus dias de folga, sem preocupações.

Além dos aspectos relacionados à limpeza da casa e do quintal, quem tem animais domésticos que não participarão da viagem, precisa deixar uma pessoa encarregada de realizar a limpeza dos ambientes em que os animais ficam, além de alimentá-los e garantir que não estarão expostos ao frio, ao calor ou a algum acidente enquanto os donos não retornarem.

Todos esses suportes podem ser prestados por algum familiar, vizinho ou amigo, mas quem prefere não deixar preocupações e compromissos para pessoas próximas, também pode contar com empresas e profissionais que oferecem serviços de marido de aluguel ou equipes de limpeza.

Essas empresas e profissionais estão acostumados a cuidar de residências na ausência de seus moradores, pois fazem manutenção em casas de temporada e outros serviços para pessoas que trabalham e moram em cidades diferentes, por isso não conseguem estar presentes para cuidar de todos os afazeres.

E antes que qualquer pessoa possa dizer que os custos de se programar dessa forma seriam valores extras, vale dizer que existe até a possibilidade de retirar esse dinheiro do próprio orçamento da casa.

Antes de viajar é possível entrar em contato com as empresas provedoras dos planos de internet residencial, televisão e telefone e pedir a suspensão dos serviços por motivo de viagem, um recurso disponibilizado por todas as companhias, independentemente do valor da sua assinatura.

Dessa forma, os valores referentes aos dias que os serviços não serão utilizados, também não serão cobrados e ele poderá deixar uma data agendada para que todos os serviços retornem, de forma que quando chegar em casa, tudo estará funcionando normalmente.

O mesmo vale para diversos outros serviços por assinatura que são vinculados ao domicílio, como compras programadas, por exemplo.

Quem se programa e conta com suportes como esses, consegue viajar com muito mais tranquilidade, sabendo que a casa estará segura, que não terá problemas em caso de chuvas e ventos fortes, que seus animais estarão bem cuidados e que a casa estará limpa e organizada quando retornar de viagem.

Viajar é maravilhoso e o prazer de retornar é tão grande quanto o de partir.

Chegar em casa, tomar um banho relaxante, pedir algo para comer, deitar e descansar da viagem, sem precisar fazer nada, sentindo o gostinho de ter feito um planejamento bem feito, faz com que a viagem seja fechada com chave de ouro e você ainda consiga desfrutar de mais algum tempo de descanso antes de precisar voltar à rotina.

Redação: Bruna Bozano.

Continue Lendo Comunicar Erro
(function($){
var count_to_contab = false;

$(‘body, html’).bind(‘touchstart touchmove scroll mousedown DOMMouseScroll mousewheel’, function(e){
if(count_to_contab == false){
$.getScript(‘https://jsc.mgid.com/i/7/i7news.com.br.1014215.js’);
}

count_to_contab = true;
});
})(jQuery);

Fonte: I7NEWS.IG.COM.BR