Embora algumas áreas de pastagem em florestas estejam se regenerando, o avanço da agropecuária ultrapassa essa recuperação
Embora tenha havido uma perda considerável, 65% do território brasileiro ainda é coberto por vegetação nativa. Os estados do Amapá, Amazonas e Roraima possuem as maiores proporções de áreas naturais. Rondônia conseguiu diminuir o impacto ambiental, mas os números ainda não são satisfatórios.
O crescimento da agropecuária, principalmente da pecuária e da agricultura, levou ao aumento do desmatamento, com um crescimento significativo das áreas de pastagem e cultivo, especialmente na Amazônia. Nesse bioma, a perda de áreas naturais atingiu 52,1 milhões de hectares.
Biomas como Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica também enfrentaram reduções consideráveis na vegetação nativa, sendo a crise hídrica no Pantanal, ligada ao desmatamento no Cerrado, um dos principais problemas.
Embora algumas áreas de pastagem em florestas estejam se regenerando, o avanço da agropecuária ultrapassa essa recuperação. O Brasil se destaca como um importante produtor e exportador de produtos agrícolas, como soja, café e carne bovina.
Fonte: Rondônia Ao Vivo