Sorry, we couldn't find any posts. Please try a different search.

PRF participa de reunião estratégica de Direitos Humanos

PRF participa de reunião estratégica de Direitos Humanos — Polícia Rodoviária Federal

Porto Velho, 28 de janeiro de 2025 – A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, na última quinta-feira (23), representado por membros do Escritório Regional de Direitos Humanos da Superintendência, esteve presente na sede do Ministério Público do Trabalho em Rondônia para acompanhar a apresentação do Diagnóstico de Trabalho Infantil nas regiões do Baixo Madeira e Distritos Fronteiriços.

O estudo foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Profissional (INDESP) em conjunto com o Instituto Banzeiro da Amazônia (IBA), e mostrou-se pioneiro por ser realizado em campo pouco explorado “oficialmente”, haja vista que a situação de vulnerabilidade das pessoas que por lá se encontram, revelam uma sensação de fragilidade, principalmente pela dificuldade da entrada do suporte estatal (através de meios que facilitem o acesso ao local, bem como uma estrutura mais sólida de órgãos e instituições pública), além da “concorrência” de território com o crime organizado.

Conforme apontado no site oficial do MPT RO/AC (1) “O diagnóstico mapeou os territórios e analisou as relações com o trabalho infantil e adolescente. A pesquisa envolveu entrevistas com lideranças locais, observações de campo e dados de órgãos como o IBGE e as forças de segurança pública. O material traz um panorama detalhado das condições socioeconômicas e as percepções da própria população, servindo de base para ações futuras.”

Diante das informações levantadas, a PRF entendeu como poderia agregar valor ao trabalho desenvolvido pelos parceiros, oferecendo não só sua força de trabalho com ideias e programas dispostos a promover a educação e a prevenção de determinadas condutas conflitantes com a lei (das campanhas contra a exploração do trabalho infantil aos combates a exploração e o abuso sexual infantojuvenil), mas também desenvolvendo a conscientização coletiva, a integração social e a promoção de valores.

Através do projeto Educar, por exemplo, que só no ano de 2024 atingiu 1.700 pessoas em Rondônia*, a PRF projeta ações de grande impacto em alguns encaminhamentos práticos que serão realizados pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI/RO), em especial, na parte do eixo da Educação e Formação, e do eixo de Fiscalização e Combate às Violações.

Vale lembrar que a PRF em Rondônia vem participando ativamente de diversas ações relacionadas à promoção dos Direitos Humanos em todo o estado. No final do ano passado, a polícia participou da audiência pública promovida pelo MPT RO/AC para discutir os desafios e soluções para combater o trabalho escravo em cadeias produtivas (2).

*Obs.: Segundo o IBGE, em matéria publicada em site da imprensa local (3), Vilhena tem hoje 108.528 habitantes. Embora ainda não tenha sido explorado em reportagens, o trabalho de Educação da PRF no município, é destaque não só por promover a cidadania e o cresimento pessoal da criança, mas também por promover a conscientização sobre segurança no trânsito, formando uma nova geração mais responsável e atenta às boas práticas.

Fonte: GOV.BR

O site Pimenta Virtual garante o direito de resposta para quem se sentir prejudicado por suas notícias, conforme estabelecido pela Lei 13.188/2015. Para exercer esse direito, basta enviar um pedido formal para o e-mail da equipe de redação, que será avaliado e respondido dentro dos prazos previstos em lei.

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso

WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).