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Mulher em tratamento perde economia da família após golpe por telefone em Espigão

Mulher foi enganada por golpista que se passou por advogado; golpe já fez outras vítimas em Espigão do Oeste

Uma moradora do distrito de Canelinha, na região de Espigão do Oeste, foi vítima de um golpe por telefone no último fim de semana e perdeu toda a economia da família. O dinheiro estava em sua conta, mas era do seu esposo. O caso reforça um alerta importante para a população sobre os perigos de fornecer informações pessoais por telefone ou videochamada.

Conforme apurado pelo Pimenta Virtual, o golpista se apresentou como advogado e dizia ter ligação com o processo de aposentadoria da vítima. Ele possuía informações detalhadas sobre o caso, o que levou a mulher a confiar. Durante a conversa, o suposto advogado pediu o número da conta bancária, alegando que precisava encaminhá-lo ao banco para seguir com o processo. Em seguida, informou que o banco entraria em contato com ela pelo WhatsApp.

Pouco tempo depois, uma nova pessoa enviou mensagens se passando por funcionário da Caixa Econômica Federal. O contato foi feito pelo WhatsApp, simulando ser um procedimento oficial. Durante a conversa, a vítima foi orientada a realizar procedimentos que incluíam uma chamada de vídeo, onde seu rosto foi fotografado para o reconhecimento facial, o que permitiu ao golpista acessar a conta bancária.

Segundo relatos, o criminoso insistiu para que ela apresentasse uma conta com saldo, alegando que o governo só faria o depósito do benefício em contas com saldo positivo. Após recusar algumas contas, a vítima apresentou uma que possuía o valor do esposo, momento em que o golpe foi executado. O prejuízo chegou a pouco mais de R$ 2.366,00 mas poderia ter sido maior caso houvesse mais saldo disponível.

O caso da moradora não é isolado. Há relatos de que outras pessoas em Espigão do Oeste também caíram em golpes semelhantes, em que os criminosos se passam por advogados e usam dados verdadeiros de escritórios de advocacia para enganar as vítimas.

A orientação é clara: em hipótese alguma forneça dados bancários por telefone ou aceite fazer reconhecimento facial por videochamadas com desconhecidos. Processos de aposentadoria e demais questões legais devem ser resolvidos pessoalmente ou por meios oficiais, como o site ou aplicativo do INSS.

O Pimenta Virtual reforça o alerta para que todos tomem cuidado com abordagens telefônicas e procurem sempre instituições oficiais para resolver questões financeiras ou previdenciárias.

Delegado de Pimenta Bueno grava vídeo com alerta à população:

Pimenta Virtual – Da Redação

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