Na manhã desta terça-feira, 10 de junho de 2025, a BR‑364 foi completamente fechada no km 562 — aproximadamente 150 km de Porto Velho — por produtores rurais de Cujubim. O protesto teve início nas primeiras horas do dia e, conforme apurado, apenas ambulâncias estão autorizadas a transitar. Acredita‑se que seja adotado o sistema de “pare e siga” para liberar o tráfego em blocos, mas ainda não há confirmação oficial.
O grupo, representado pela Associação dos Produtores Rurais e Pecuaristas Soldado da Borracha, reivindica a liberação de Guias de Transporte Animal (GTA) para escoar a produção de gado, além da regularização fundiária, melhoria na infraestrutura local — como estradas, energia elétrica — e a instalação de uma unidade de saúde. O movimento acontece em razão de um embargo ambiental vigente na região da Floresta Nacional do Jamari, que impede os agricultores de comercializarem seus produtos .
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha a situação desde o início da manifestação. De acordo com o último comunicado, ainda não há informações definitivas sobre a formalização do ato ou o tipo de interdição (total ou por trechos), mas equipes permanecem de prontidão para monitorar e orientar o tráfego .
Pimenta Virtual – Da Redação