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Pedágio sem cabine na BR-364: entenda como vai funcionar o novo sistema em RO

Modelo moderno de pedágio dispensa a instalação de praças com cabines. Em vez de parar para fazer o pagamento, os carros serão identificados pelo sistema.

O trecho da BR-364 que foi concedido à iniciativa privada em Rondônia, conhecido como Rota Agro Norte, vai adotar um modelo moderno de pedágio chamado de free flow, que dispensa a instalação de praças com cabines. A informação foi confirmada em entrevista à Rede Amazônica pelo CEO da Concessionária Nova 364, Wagner Martins.

O free flow utiliza pórticos com câmeras que identificam os veículos automaticamente, sem necessidade de parar para pagamento. Em vez de parar para fazer o pagamento, os carros serão identificados pelo sistema, e poderão pagar de diferentes formas.

“Hoje em dia existe um sistema chamado free flow. Eles são pórticos que não têm cabines de pedágio. Com isso, você não estrangula o tráfego”, explicou.

Segundo ele, o objetivo é oferecer uma rodovia moderna e estruturada. Motoristas que usam tags como o “Sem Parar”, que é um serviço de pagamento automático, passarão normalmente pelos pórticos. Quem não tiver o dispositivo será identificado pela placa, e a cobrança será enviada por e-mail ou WhatsApp.

“Quem não tem o tag, a câmera faz a leitura da placa e a tarifa do pedágio chega para você por WhatsApp ou e-mail. Pode pagar na hora ou até uma semana depois.”

O valor do pedágio na BR-364 será de R$ 0,19 por quilômetro rodado, segundo a empresa responsável pela concessão. Esse valor é multiplicado por um número que varia de acordo com a quantidade de eixos do veículo e a distância percorrida entre os pontos de cobrança eletrônica. O resultado dessa conta é o valor final que o motorista vai pagar pelo pedágio.

Início das obras emergenciais

A concessão do trecho conhecido como Rota Agro Norte, na BR-364 em Rondônia, deve gerar cerca de 500 novos empregos e ampliar a cobertura de internet ao longo da rodovia. O grupo venceu o leilão de concessão realizado no fim de junho.

De acordo com a empresa, as obras emergenciais já começaram, mesmo antes da assinatura oficial do contrato, que está marcada para o próximo dia 18 de julho.

Trabalhos como tapa-buracos, roçado, revitalização de trechos mais danificados e reforço na sinalização vertical e horizontal já são realizados”, comenta o CEO do consórcio.

Além disso, ele adiantou que os próximos passos do projeto prevê a instalação de 14 bases de atendimento médico, com presença de profissionais de saúde, e serviços de guincho que poderão ser acionados por meio de canais digitais que serão disponibilizados à população.

“A rodovia é uma espinha dorsal para o estado. Vamos trazer uma rodovia moderna e segura para os usuários que é tão importante para a economia local”, diz Wagner.

O lote concedido, chamado de Rota Agro Norte, compreende 686,7 km da BR-364, entre Vilhena e Porto Velho, atravessando 10 municípios de Rondônia. A rodovia é estratégica para o escoamento da produção agrícola do estado e do sul do Mato Grosso, especialmente em direção aos portos de Porto Velho, onde a BR se conecta com a hidrovia do Rio Madeira.

O consórcio 4UM Opportunity foi o único participante e venceu o leilão com um desconto de 0,05% na tarifa básica do pedágio. O consórcio é formado pela empresa 4UM Investimentos (antiga J. Malucelli) e o banco Opportunity.

A concessionária será responsável por uma série de obras e melhorias na infraestrutura da rodovia, com o objetivo de aumentar a segurança e a fluidez do tráfego. Entre os projetos previstos estão a duplicação de 135 quilômetros, a construção de uma terceira faixa em cerca de 200 quilômetros, além da instalação de passarelas e outras intervenções.

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