Os suspeitos levaram dois funcionários como reféns e os liberaram no caminho, enquanto fugiam para Juína.
Um grupo fortemente armado, formado por quatro homens, assaltou uma agência do banco Sicredi e fugiu levando dois funcionários como reféns, em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, nesta quinta-feira (31).Segundo a polícia, os criminosos agiram na modalidade ‘novo cangaço’ (entenda mais abaixo).
Nas imagens registradas por testemunhas, é possível ver o grupo saindo da agência carregando fuzis e fugindo em uma caminhonete sem placa, levando os reféns (assista acima).
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também trabalham na tentativa de capturá-los.
Em nota, a Sicredi informou que está colaborando com as investigações e prestando todo suporte necessário aos funcionários. Segundo a empresa, a agência foi danificada e permanecerá fechada até que os trabalhos da perícia técnica sejam concluídos e os reparos sejam feitos. O banco orientou que os associados utilizem os canais de atendimento digitais (site e aplicativo).
‘Novo Cangaço’
A expressão ‘Novo Cangaço’ é usada para caracterizar a ação de grupos criminosas fortemente armados que cercam pequenas cidades para praticar assaltos, geralmente a agências bancárias.
Essa modalidade de assalto foi nomeada pela polícia em alusão ao histórico bando de Lampião, que levava o medo a cidades do sertão nordestino em meados dos anos de 1930.
Brasnorte possui uma população estimada de 17,4 mil habitantes, conforme estimativa pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024.