BR-364 em Rondônia recebe obras emergenciais enquanto concessão à Nova 364 será oficializada. Investimentos de R$ 12 bilhões prometem modernizar a rodovia e impulsionar a economia local.
Cacoal, RO BR-364 , principal via logística de Rondônia e corredor vital para o Norte do Brasil, está passando por obras de melhoria enquanto a concessão à Nova 364 Concessionária de Rodovias aguarda oficialização nos próximos dias. A assinatura do contrato, realizada em 18 de julho, marca o início de um grande investimento em infraestrutura rodoviária para a região.
Mesmo antes da formalização, a Nova 364 firmou um Termo de Cooperação Técnica com o DNIT para adiantar intervenções emergenciais desde junho, atuando em pontos críticos da rodovia com serviços de tapa-buracos, recuperação do pavimento, reforço na sinalização, limpeza e manutenção da ponte sobre o Rio Candeias.
A concessionária aguarda agora a assinatura do termo de arrolamento para iniciar o Plano dos 100 Dias — conjunto de ações que visa a estabilização inicial da malha viária, incluindo recuperação de trechos desgastados e melhorias no sistema de drenagem. O plano também prevê a implantação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), com suporte 24 horas para motoristas, incluindo atendimento a emergências e assistência mecânica.
No médio prazo, entre o segundo e oitavo ano da concessão, estão previstos investimentos em duplicações, faixas adicionais, passarelas, travessias urbanas e recuperação de obras de arte especiais (OAEs) . Destaca-se o projeto do corredor logístico Expresso Porto , que ligará a BR-364 ao Porto Novo em Porto Velho, com foco no escoamento da produção agroindustrial, melhorias na fluidez do tráfego e segurança viária.
A longo prazo, entre o oitavo e trigésimo ano, a prioridade será a manutenção contínua da infraestrutura e ampliação da capacidade da via, seguindo metas rígidas sob fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Além dos benefícios na infraestrutura, a concessão trará um impacto fiscal positivo aos 17 municípios cortados pela rodovia, com a arrecadação estimada em mais de R$ 40 milhões anuais em ISS , fortalecendo os orçamentos locais.
A Nova 364 será responsável pela gestão de 686,7 km da BR-364, entre Vilhena e Porto Velho , com investimentos previstos de R$ 12 bilhões ao longo de 30 anos, focados em segurança, fluidez do tráfego e modernização da rodovia — um projeto fundamental para o crescimento econômico e desenvolvimento de Rondônia.
FONTE: cacoalnews