Uma nova frente fria avança sobre o Brasil e promete impactar o clima em Rondônia nos próximos dias, trazendo consigo uma queda nas temperaturas e, em algumas áreas, a expectativa de chuvas, inclusive com temporais.
Para Cacoal, a previsão para esta quarta-feira, 30 de julho, é de tempo predominantemente nublado, com temperaturas que variam entre 18°C (mínima) e 31°C (máxima). Há uma pequena chance de 10% de chuva durante o dia e à noite.
A partir de quinta-feira, 31 de julho, o sol deve predominar com poucas nuvens, e as temperaturas começam a subir gradualmente. As mínimas ficam em torno de 19°C e as máximas podem chegar a 33°C.
No entanto, a situação se altera no final de semana. O sábado, 2 de agosto, traz um aumento significativo na probabilidade de chuva, com chance de até 75% de precipitação e céu nublado. Já o domingo, 3 de agosto, pode ser marcado por fortes chuvas e trovoadas, com temperaturas mais amenas (mínima de 19°C e máxima de 30°C).
O cenário de instabilidade se mantém na segunda-feira, 4 de agosto, com previsão de mais chuvas e trovoadas. As temperaturas devem continuar amenas, com mínimas de 18°C e máximas de 31°C.
Alertas para o Estado
De modo geral, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já havia emitido alertas para a possibilidade de queda de até 5°C nas temperaturas em trechos de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devido a uma massa de ar polar. Embora o estado não enfrente frio tão intenso quanto as regiões Sul e Sudeste, a “friagem” é perceptível e pode trazer consigo umidade.
A MetSul Meteorologia indica que, nos próximos dez dias, a chuva deve aumentar na Região Norte, especialmente no Amazonas e em Roraima, mas Rondônia também pode ser afetada por esses sistemas.
A população deve estar atenta às atualizações da previsão, redobrando os cuidados com a saúde respiratória devido à variação térmica e com a segurança no trânsito, principalmente nos dias de chuva intensa.
Fonte: RO Acontece