Ocorrência foi registrada no dia 23 de outubro e garantiu a segurança da vítima, que teve medida protetiva descumprida
No dia 23 de outubro de 2025, uma equipe do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) atendeu uma ocorrência de violência doméstica no distrito de Porto Rolim, pertencente ao município de Alta Floresta d’Oeste. A ação ocorreu durante as atividades da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A guarnição foi acionada após a denúncia de que uma mulher estaria sendo ameaçada por seu ex-companheiro, mesmo havendo uma medida protetiva de urgência em vigor que determinava o afastamento mínimo de 200 metros. A vítima relatou que o agressor, recentemente libertado, foi até a pousada onde ela se encontrava e tentou insistentemente manter contato, com comportamento alterado e agressivo.
Temendo ser agredida, a mulher se trancou em um banheiro e pediu ajuda aos funcionários do local. Quando a equipe policial chegou, o suspeito já havia fugido. Em razão do risco à integridade da vítima, ela foi levada em segurança para Alta Floresta d’Oeste.
O caso configura, em tese, os crimes de descumprimento de medida protetiva, conforme o art. 24-A da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), e desobediência, previsto no art. 330 do Código Penal. A ocorrência foi formalizada e encaminhada à autoridade policial.
Apesar de seu foco principal ser a proteção ambiental, a atuação do BPA reafirma seu compromisso com a segurança da população em todas as situações. O tenente-coronel PM Railinson Baumann Lopes, comandante do BPA, destacou: “A Operação Protetor dos Biomas tem como foco a proteção ambiental, mas nossas equipes permanecem preparadas para atender qualquer situação que envolva risco à vida humana. A defesa da mulher é também uma forma de proteger o futuro e garantir justiça e a paz social.”
Fonte: PM/RO
Saiba mais no site da fonte: https://www.pm.ro.gov.br
O site Pimenta Virtual garante o direito de resposta para quem se sentir prejudicado por suas notícias, conforme estabelecido pela Lei 13.188/2015. Para exercer esse direito, basta enviar um pedido formal para o e-mail da equipe de redação, que será avaliado e respondido dentro dos prazos previstos em lei.

