Calendário de semeadura é medida fitossanitária complementar ao vazio sanitário e ajuda a prevenir a ferrugem asiática.
O produtor rural que ainda não realizou a semeadura da soja em Rondônia tem até sexta-feira, dia 9 de janeiro, para efetuar o plantio. O alerta é da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), em conformidade com o calendário estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O cumprimento do prazo é considerado fundamental, pois influencia diretamente a produtividade, a qualidade da colheita e a sustentabilidade da lavoura. A definição do período de semeadura leva em conta o zoneamento agroclimático, que considera fatores como clima, tipo de solo e ciclo das cultivares utilizadas em cada região.
A Idaron reforça que a semeadura fora da janela estabelecida pode favorecer a ocorrência de epidemias severas, especialmente da ferrugem asiática, elevando custos de produção e riscos à sanidade das lavouras. E podem haver sanções aos produtores que fizerem a semeadura fora do prazo estipulado pela Idaron, conforme legislação vigente nas esferas federal e estadual.
REFORÇANDO
- – Prazo de SEMEADURA DA SOJA se encerra sexta, dia 9/01/2026
- – Já o prazo para CADASTRO DAS ÁREAS DE PLANTIO: dia 30/01/2026
Fonte: IDARON

