Sorry, we couldn't find any posts. Please try a different search.

Policlínica Oswaldo Cruz garante atendimento, amplia regulação interna e supera 317 mil ações em saúde

Unidade em Porto Velho registra mais de 317 mil atendimentos e procedimentos neste ano, fortalecendo a rede estadual de saúde com fluxo regulado e atendimento humanizado.

O governo de Rondônia apresentou nesta semana, dia 12 de fevereiro de 2026, o balanço dos atendimentos realizados em 2025 na Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho. A unidade superou a marca de 317 mil ações em saúde, resultado de investimentos do estado e da atuação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na ampliação do acesso aos serviços especializados.

O governador Marcos Rocha destacou que os avanços são fruto do fortalecimento da rede estadual. Segundo ele, os investimentos em estrutura, equipamentos e valorização dos profissionais têm garantido um atendimento mais digno, ágil e de qualidade à população.

A diretora-geral da unidade, Geane Lopes, explicou que o fluxo de atendimento é totalmente regulado. Na Policlínica, não há atendimento por “porta aberta”. Todos os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seus bairros ou municípios. A unidade abre os portões às 6h para acolhimento, mas o atendimento ocorre mediante agendamento prévio, feito por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que classifica a prioridade clínica e informa o paciente por WhatsApp ou ligação.

A organização interna é reforçada pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR), que permite que o paciente já saia da consulta com exames e retornos agendados, garantindo mais resolutividade e evitando deslocamentos desnecessários.

A Policlínica realiza, em média, 850 atendimentos agendados por dia, além de aproximadamente 300 atendimentos diários na farmácia, que atende receitas da rede pública e privada. No Serviço de Atendimento Especializado (SAE/CTA), voltado ao cuidado de pessoas com infecções sexualmente transmissíveis, são realizados de 50 a 100 atendimentos espontâneos por dia, com testagem rápida, acompanhamento multiprofissional e consulta com infectologista.

Em 2025, a unidade contabilizou 126.891 atendimentos e 190.386 procedimentos, totalizando mais de 317 mil ações em saúde. No período, foram registrados 173.058 pacientes agendados e 126.722 efetivamente atendidos. Apenas no primeiro quadrimestre foram 33.798 atendimentos médicos. Entre maio e agosto, o número chegou a aproximadamente 37.400 atendimentos ambulatoriais, com média mensal de 9.350.

A Policlínica oferece atendimento em diversas especialidades, como cardiologia, dermatologia, cirurgia geral, endocrinologia, neurologia adulta e pediátrica, ortopedia, psiquiatria, reumatologia, urologia, infectologia, entre outras. Também desenvolve programas voltados ao combate à obesidade, acompanhamento de gravidez de alto risco e enfrentamento da hanseníase, com equipes multiprofissionais.

A lista completa dos serviços:

  • Cardiologia;
  • Cirurgia-geral;
  • Dermatologia;
  • Alergologia;
  • Nefrologia;
  • Nefropediatria;
  • Saúde do servidor;
  • Gastroenterologia;
  • Endocrinologia;
  • Enfermagem;
  • Geriatria;
  • Neurocirurgia;
  • Neurologia adulta e pediátrica;
  • Nutrição;
  • Psiquiatria;
  • Infectologia;
  • Ortopedia (geral, pediátrica e hanseníase);
  • Hebiatria;
  • Reumatologia;
  • Urologia;
  • Proctologia; e
  • Hematologia.

No setor laboratorial, o ponto do Laboratório Estadual de Patologia e de Análises Clínicas (Lepac), instalado na unidade, distribui diariamente 100 senhas para atendimento geral. Pacientes do interior podem chegar até as 9h para realizar a coleta. A média diária varia entre 150 e 180 atendimentos, podendo chegar próximo de 200, incluindo moradores da capital, da zona rural, da região do Baixo Madeira e de municípios como Candeias do Jamari, Ariquemes e Vilhena.

Pacientes transplantados, usuários dos programas de obesidade, geriatria e alergologia, gestantes de alto risco, pessoas com mais de 80 anos e pacientes autistas têm prioridade no atendimento, com horários diferenciados.

COMO SER ATENDIDO

Para ter acesso aos serviços da Policlínica Oswaldo Cruz, o usuário do SUS deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Após o encaminhamento médico, a regulação estadual entra em contato informando a data e o horário da consulta. O atendimento ocorre das 7h às 19h.

Com a ampliação da regulação interna e o fortalecimento das equipes, a unidade consolida seu papel estratégico na rede estadual de saúde, garantindo atendimento organizado, humanizado e mais resolutivo para a população rondoniense.

Pimenta Virtual – Da Redação.
Fonte
Texto: Jane Carvalho
Fotos: Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso

WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

FXSuperCach pc