Mãe orca e pescadores ajudam filhote  se soltar de rede mortal; veja vídeo



Reprodução/Shutterstock Orca



Alguns pescadores salvaram uma filhote de orca com ajuda de sua mães a se soltar de uma rede que poderia gerar sua morte. O fato  se passou a cerca de 30 quilômetros da cidade de Napier, na Nova Zelândia, quando no dia 28 de outubro notaram um estranho comportamento de baleias assassinas que indicava que algo não estava certo.

Leia também



Ao se aproximarem dos animais, os pescadores avistaram uma pequena orca presa entre uma rede de pesca e uma bóia. Ao seu lado estava sua mãe, que nada podia fazer para ajudá-la, assim como uma ou duas outras baleias assassinas.

Prontamente os trabalhadores soltaram o filhote em menos de cinco minutos, cortando as redes, e durante esse processo a mãe orca não se afastou e esperou pacientemente, servindo ao bezerro apoio emocional e dando-lhe leves cutucadas de vez em quando, talvez para dar entender que ele ainda estava lá e tudo ia ficar bem.

Segundo reportagem local, logo depois de 20 minutos após a liberação, foram avistados  um pequeno grupo desses animais indo para Napier ao longo da costa.

https://www.facebook.com/watch/?v=664700220855691


Se não fossem os pescadores que chegaram a tempo, o filhote provavelmente teria morrido, pois não havia como se libertar. O vídeo do resgate foi compartilhado no Facebook por Whale Watch Hawkes Bay.


Fonte: ultimosegundo.ig.com.br/colunistas/tulio-ribeiro/2020-10-31/mae-orca-e-pescadores-ajudam-filhote-se-soltar-de-rede-mortal-veja-video.html