Assassinatos de pessoas trans cresceu 70% no Brasil em 2020

Violência contra transexuais cresceu 70% em 8 meses

Elza Fiuza/Agência Brasil Violência contra transexuais cresceu 70% em 8 meses

RIO — Somente nos primeiros oito meses de 2020 os assassinatos de pessoas trans aumentou 70% comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2019, o número de conflitos rurais atingindo povos quilombolas, indígenas e camponeses foi 23% maior que em 2018. Também no ano passado, foram assassinados 24 defensores do meio ambiente e dos direitos humanos no Brasil, dentre eles 10 indígenas, fazendo com que o país seja o quarto mais violento do mundo para esses ativistas.

São dados como esses, produzidos por diversas organizações de atuação nacional e internacional, que o novo dossiê do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH) compilou e sistematizou para lançar um olhar sobre a militância por causas sociais no Brasil entre 2018 e primeiro semestre de 2020.

Grupos de ódio: Ativistas veem crescimento de ameaças físicas contra LGBT+ na internet

A conclusão do relatório lançado nesta terça-feira é de que a atuação de indivíduos, comunidades ou coletivos que lutam contra a violação de direitos básicos vem se dando num cenário de recrudescimento da violência e de desemparo por parte do governo federal. Elaborado por uma articulação de 42 organizações e movimentos populares, ele aponta que as condições de desigualdades estruturais da sociedade resultam numa violência mais intensa contra ativistas mulheres, negros, LGBTQI+ e povos tradicionais.

Uma das convidadas da live de lançamento do dossiê, Mônica Sacramento, que coordena a ONG Criola e colaborou na elaboração do documento, destacou que o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), que completou 1000 dias nesta terça, é um exemplo dessa conjuntura de risco para as minorias que erguem sua voz.

— A presença de um racismo cis-heternormativo regula essa situação de desigualdade e exclusão sistemática da população negra. Assim, duplas e triplas opressões vão se construindo. Ser mulher negra é ter muito mais chance de sofrer violência, situações de falta de direitos e mortalidade — analisou Mônica na transmissão ao vivo.

Crítica ao governo Bolsonaro

O documento afirma ainda que o aumento da agressividade contra a atuação de defensores de direitos tem como uma das fontes a “incitação à violência pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e sua base contra específicos segmentos da população”, entre eles mulheres, profissionais de imprensa, indígenas e quilombolas.

Leia mais: Ativistas afro-LGBTI alertam para preconceito duplo e cobram políticas públicas específicas

Como exemplo dessas agressões do presidente, o dossiê cita um levantamento da ONG Artigo 19 que contabilizou ao menos 449 violações de direitos contra jornalistas e comunicadores por Bolsonaro, seus ministros ou familiares dele que exercem mandato eletivo, entre janeiro de 2019 e setembro de 2020. Segundo o relatório, a desqualificação da agenda dos direitos humanos e do trabalho de ONGs por parte de Bolsonaro, “gera um ambiente de legitimação de atos de violência pela população contra estes grupos, e de insegurança dos defensores”.

A chegada da pandemia da Covid-19 é apontada pelo estudo como um fator que agravou e escancarou ainda mais a desigualdade de acesso a direitos básicos na população brasileira. O documento mostra, por exemplo, que as maiores vítimas da Covid-19 concentram-se na população negra. Além disso, relata um aumento dos casos de feminicídio durante a quarentena, e ressalta como indígenas e quilombolas sofrem com a ausência de ações integradas pelo Estado.

Leia também: Mulher trans busca fazer história na Suprema Corte americana

Essa falta de políticas públicas direcionadas para essa populações foi destacada pela indígena Sonia Guajajara, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), durante o lançamento do relatório.

— A nossa luta é pela vida. Já não bastavam todos os conflitos e ataques que sofremos durante cinco séculos, agora temos a pandemia que acentuou a desigualdade e a violência contra as mulheres e nossos povos. Ela escancarou como sofremos com a falta de acesso às políticas públicas — disse Sônia.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2020-12-08/assassinatos-de-pessoas-trans-cresceu-70-no-brasil-em-2020.html