Política fraca de Biden para o policiamento seria um desastre para os EUA

O presidente dos EUA, Joe Biden, chega à Casa Branca, em Washington, 29 de janeiroO presidente dos EUA, Joe Biden, chega à Casa Branca, em Washington, 29 de janeiro| Foto: JIM WATSON / AFPOuça este conteúdo

A justiça criminal nos Estados Unidos está numa encruzilhada. O debate em andamento sobre justiça racial no policiamento, no encarceramento e na formulação de queixas tornou-se uma fixação nacional após a morte de George Floyd sob custódia policial em maio de 2020, em Minneapolis. Desde então, esse assunto permaneceu como um ponto fundamental na política norte-americana.

A eleição do democrata Joe Biden, cujo partido está alinhado com o Black Lives Matter, que chamou a Antifa de “uma ideia” e que cita o “racismo sistêmico” como o maior problema enfrentado pelos negros americanos, tornará os próximos quatro anos um desafio para os defensores de um policiamento eficaz.

Esse desafio será sentido não apenas por aqueles que estão nas forças de segurança, mas também por aqueles que vivem em enclaves urbanos em deterioração e que viram o aumento de homicídios e tiroteios no segundo semestre do ano passado.

A maioria das políticas de aplicação da lei atua em função de decisões tomadas pelos governos estaduais e locais, muitos dos quais agiram nos últimos meses para prejudicar os policiais e cortar os orçamentos do policiamento. Mas a próxima administração Biden terá influência significativa sobre como o debate se desenrola nesse terreno.

O próximo procurador-geral definirá a agenda no Departamento de Justiça, e há todos os motivos para esperar que a agenda retroceda, voltando às práticas da era Obama.

O Departamento de Justiça de Obama, por exemplo, iniciou inúmeras investigações sobre “diretrizes e práticas” de departamentos de polícia com base nas disparidades raciais em vários resultados de aplicação da lei.

Se um governo Biden restabelecer esse modelo, as cidades verão o crime continuar aumentando.

Um estudo preocupante, com co-autoria dos economistas de Harvard Roland Fryer e Tanaya Devi, avaliou o impacto das investigações de diretrizes e práticas sob o presidente Obama e encontrou uma forte conexão causal entre algumas dessas investigações — aquelas que se seguiram a incidentes virais de uso da força policial — e crescimentos acelerados em crimes graves.

Em Baltimore, Chicago, Cincinnati, Ferguson e Riverside (Califórnia), as investigações levaram a polícia a reduzir o policiamento proativo. Cada uma dessas jurisdições viu quedas acentuadas nas interações iniciadas pela polícia, como paradas de pedestres; como resultado, “quase 900 homicídios a mais e quase 34 mil crimes a mais” ocorreram em um período de dois anos.

O último “acerto de contas” nacional sobre raça e policiamento não apenas ampliou a influência do Black Lives Matter; também deu origem ao movimento do “promotor progressista”.

Em jurisdições urbanas por todo o país, os advogados de defesa e os autointitulados reformadores da justiça criminal começaram a mirar disputas de procuradores distritais, estaduais e municipais. Essa tentativa foi extremamente bem-sucedida, em parte graças aos recursos financeiros aplicados nessas corridas por George Soros.

O movimento ajudou a instalar Larry Krasner na Filadélfia, Kim Foxx em Chicago, Rachel Rollins em Boston, Marilyn Mosby em Baltimore, Chesa Boudin em San Francisco, George Gascon em Los Angeles, John Creuzot em Dallas, Wesley Bell no condado de St. Louis, Kim Gardner na cidade de St. Louis e Eric Gonzalez no Brooklyn. Os promotores locais mudaram o sistema retirando ou alterando mais casos, solicitando fiança e detenção pré-julgamento com menos frequência, apoiando mais propostas de liberdade condicional e adotando políticas de não seguir com a queixa para categorias inteiras de crimes.

Em algumas dessas cidades, os advogados dos EUA têm procurado mitigar os danos dessas políticas intensificando a ação judicial em casos nos quais o governo federal tem jurisdição simultânea.

Se o movimento do promotor progressista se expandir para o governo federal com a nomeação de procuradores que pegam leve com o crime, poderemos ver um declínio no número de processos movidos contra criminosos violentos e traficantes de drogas, bem como mais leniência quando se trata de decisões de cobrança e negociação de pena. Temos todos os motivos para esperar que essa mudança afete as taxas de criminalidade nestas jurisdições.

Um governo Biden também pode decidir reduzir ou eliminar a ajuda federal aos departamentos de polícia locais que já estão sob novas pressões financeiras à medida que cidades em todo o país (incluindo Los Angeles, Nova York e Minneapolis) movem-se para cortar fundos das agências de aplicação da lei. Um programa que poderia estar no bloco de corte é o programa 1033, que fornece equipamento militar excedente (rifles, coletes à prova de balas, veículos blindados de transporte de pessoal e assim por diante) aos departamentos locais. Críticos progressistas dizem que o programa 1033 representa a “militarização” da polícia local, levando a uma percepção dos policiais como uma força de ocupação nas comunidades. Mas negar equipamentos para a polícia só tornará mais difícil para eles fazerem seu trabalho durante uma época de aumento do crime violento.

O Joe Biden de 1994 se foi. Antes de anunciar sua candidatura presidencial ele repudiou seu papel na aprovação da então-popular-agora-infame Lei do Crime. O site de sua campanha apresentava toda a retórica de raça que seria de esperar de críticos da polícia da extrema-esquerda. A nova vice-presidente Kamala Harris trabalhou para reabilitar sua imagem pública, transformando-se em promotora “progressista”.

Essas mudanças no tom e na abordagem refletem a real pressão exercida por grupos de defesa como Black Lives Matter, seus financiadores e seus aliados no Partido Democrata. A única questão é se, e em que grau, essas mudanças se manifestarão em decisões políticas significativas. A segurança pública dos Estados Unidos depende dessa resposta.

Rafael A. Mangual é pesquisador sênior e vice-diretor de política jurídica do Manhattan Institute e editor colaborador do City Journal.

©2021 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês

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