EUA devem retirar sanções para acordo nuclear ser resgatado, diz Irã

Mohammad Javad Zarif, ministro de Relações Exteriores do Irã, em conferência com a Rússia, 26 de janeiroMohammad Javad Zarif, ministro de Relações Exteriores do Irã, em conferência com a Rússia, 26 de janeiro| Foto: Ministério de Relações Exteriores da Rússia / AFPOuça este conteúdo

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, reafirmou que os Estados Unidos devem retirar todas as sanções ao país para que o acordo sobre o programa nuclear iraniano, assinado em 2015, seja resgatado, em entrevista à emissora local Press TV. Para ele, os americanos devem “reconquistar” seu retorno ao pacto, após o ex-presidente Donald Trump retirar os EUA do Plano de Ação Abrangente Conjunto (JCPOA, na sigla em inglês) em 2018.

Para Zarif, o governo de Joe Biden, apesar do discurso multilateral, tem adotado a mesma política de “extrema pressão” do seu antecessor quanto às sanções ao Irã. “Os Estados Unidos são viciados em sanções, mas devem saber que o Irã não cederá às pressões”, disse ele. O chanceler ainda negou que medidas recentes tomadas pelo Irã no âmbito do JPCOA, como as restrições a visitas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), apontam para uma possível saída do pacto. “Todos as nossas decisões são reversíveis. Elas são ações remediadores para que os outros países signiatários também cumpram suas obrigações dentro do acordo”, disse Zarif, afirmando que as restrições à AIEA estão previstas no texto do JPCOA.

0xCompartilhe

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR