Primeiro satélite brasileiro já está no espaço; veja vídeo do lançamento

Satélite 100% brasileiro está pronto para lançamento

Reprodução/ISRO Official Satélite 100% brasileiro está pronto para lançamento

O Amazônia 1, primeiro satélite 100% brasileiro, foi lançado ao espaço na madrugada deste domingo (28), por volta das 1h54, no Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia.

O equipamento do Brasil foi ao espaço juntamente com os satélites Sindhu Netra (India), Nanoconnect-2 e SpaceBee (12 ) (ambos dos Estados Unidos). 

O satélite brasileiro será colocado em órbita pela missão PSLV-C51, da agência espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO).

Cerca de 17 minutos após o lançamento do foguete, o satélite se separou e fez suas primeiras atividades previstas, como a abertura do painel solar, a estabilização de sua orientação em relação à Terra, a verificação dos sistemas e a colocação do modo de prontidão.

O equipamento é o terceiro a formar o sistema Deter e deve auxiliar na observação e no monitoramento do desmatamento na região amazônica.

Com 4 metros de comprimento e 640 kg, o Amazônia 1 vai ficar a 752 quilômetros acima da superfície da Terra em uma órbita entre os polos norte e sul e vai capturar imagens em alta resolução. 

O projeto começou há oito anos, na sede do Inpe, e teve um investimento de R$ 400 milhões e envolvimento de diversos pesquisadores.

Assista ao vídeo abaixo:


Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR