Pfizer acusa União Europeia de dificultar exportação de vacinas

Frascos com doses da vacina contra coronavírus da Pfizer/BioNTech prontas para serem distribuídas em Paris, 30 de marçoFrascos com doses da vacina contra coronavírus da Pfizer/BioNTech prontas para serem distribuídas em Paris, 30 de março| Foto: JOEL SAGET / AFPOuça este conteúdo

A empresa americana Pfizer acusou a União Europeia de dificultar a sua produção e exportação de vacinas contra o novo coronavírus. Segundo o vice-presidente de fornecimento global da farmacêutica, Danny Hendrikse, novas regras do bloco sobre a movimentação de bens pelas fronteiras estão prejudicando a capacidade de exportação da vacina.

Pelas regras, os fabricantes devem buscar autorização da União Europeia antes da exportação de cada lote de vacinas, o que tem causado “um encargo administrativo grande e alguma incerteza”, disse Hendrikse, segundo noticiou o jornal britânico Telegraph nesta quinta-feira. “O que gostaríamos que nossos colegas fizessem é focar na fabricação e distribuição da vacina”, completou.

Falando sobre a complexidade de reunir todos os materiais necessários para a produção dos imunizantes, ele explicou que cada dose de vacina precisa de 280 componentes, que vêm de 89 fornecedores em 19 países.

A União Europeia considerou vetar a exportação de doses da Pfizer para o Reino Unido, mas descartou o plano. Na quarta-feira, autoridades disseram que nenhuma vacina seria exportada para o Reino Unido caso a AstraZeneca não cumprisse os acordos feitos com o bloco.

0xCompartilhe

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR