Chile vai às urnas para decidir autores de nova Constituição

Chile vai às urnas para decidir autores de nova Constituição

Palácio de La Moneda, em Santiago, sede do Poder Executivo chileno. Imagem ilustrativa.| Foto: Ministerio Secretaria General de Gobierno/Wikimedia CommonsOuça este conteúdo

Neste sábado e domingo os chilenos irão às urnas para eleger os 155 delegados constituintes que terão a missão de elaborar uma nova Constituição para o país. Este é um feito inédito na história do Chile, dado que é a primeira vez que a Carta Magna do país será elaborada com participação direta do povo (a atual é uma herança da ditadura militar de Augusto Pinochet). A eleição também será utilizada para escolher autoridades regionais e locais em todo o país – 13 governadores e 246 prefeitos.

A decisão de estender a votação para dois dias ocorreu como forma de diminuir o contágio em meio a pandemia de coronavírus. O país se encontra numa taxa de contágio de cerca de 5 mil casos diários.

O sufrágio atual é uma das etapas para a realização do que ficou definido no plebiscito de 25 de outubro do ano passado, quando 80% dos votantes aprovaram a troca de Constituição por meio de uma nova constituinte eleita pelo povo chileno. Aproximadamente, 15 milhões de pessoas estão habilitadas para decidir os novos rumos do país latino-americano.

0xCompartilhe

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR