Feminicídio pode ser crime autônomo e ter punição em regime fechado aumentada

Feminicídio pode ser crime autônomo e ter punição em regime fechado aumentada

Pena será maior para quem cometer crime de feminicídio Reprodução/Pixabay Pena será maior para quem cometer crime de feminicídio

A Câmara dos Deputados deu aval nesta terça-feira para que o feminicídio se torne um tipo específico, isto é, deixe de ser um agravante e se torne um crime autônomo dentro do Código Penal . A penalidade mínima sobe de 12 para 20 anos, com o máximo de 30 anos em regime fechado. Como houve consenso entre as bancadas, a votação foi simbólica. Agora, o texto segue para tramitação no Senado .

— Entendemos ser imprescindível o aumento da pena do crime de feminicídio para frear o aumento de casos recentes de violência contra a mulher. Apesar de o feminicídio ser crime hediondo com pena de 12 a 30 anos de reclusão, tais penas não intimidam os criminosos, que insistem na violência, não temendo a aplicação da lei penal — argumentou a relatora do projeto, Policial Katia Sastre (PL-SP).

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pùblica648 mulheres tiveram as vidas ceifadas diante do feminicídio no primeiro semestre de 2020 — um aumento de 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 89,9% foram assassinadas por companheiro ou ex-parceiro.

Você viu?

Lares, que deveriam oferecer abrigo e segurança, se tornaram palco de agressões e até mortes. Nessa perspectiva, os números podem esconder a subnotificação em face do isolamento socialque dificultou que as vítimas pudessem comunicar o crime em delegacias.

— É um momento em que fica muito claro que precisamos de penas mais duras, de penas realmente que venham levar à reflexão aqueles que ainda não entenderam que a mulher tem o direito de tomar as suas decisões, de fazer as suas escolhas. É preciso esclarecer que os ciúmes ou qualquer outro tipo de sentimento não são motivo para tirar a vida de alguém ou cometer qualquer ato de violência — afirmou a autora do texto, Rose Modesto (PSDB-MS).

Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR