Mali: Militares prendem presidente, primeiro-ministro e ministro da Defesa

Mali: Militares prendem presidente, primeiro ministro e ministro da Defesa

O presidente, o primeirp-ministro e o ministro da Defesa do governo interino do Mali foram detidos e levados a uma base por militares| Foto: BigStockOuça este conteúdo

Militares prenderam nesta segunda-feira (24) o presidente, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa do governo interino do Mali, fontes diplomáticas disseram à Reuters.

O presidente Bah Ndaw, o primeiro-ministro Moctar Ouane e o ministro da Defesa Souleymane Doucoure foram detidos e levados a uma base militar em Kati, na região de Bamako, capital do país africano, logo após uma mudança ministerial que removeu militares de cargos importantes, disseram as fontes. Um ex-oficial do governo do Mali disse à Reuters que a ação dos militares provavelmente tem o objetivo de tomar de volta esses cargos.

O governo interino do Mali assumiu após a derrubada pelos militares do governo do presidente Ibrahim Boubacar Keita, em agosto do ano passado, com a missão de conduzir a transição por 18 meses até o retorno de um governo civil.

A ação deve aprofundar a instabilidade no Mali, onde grupos extremistas islâmicos ligados à Al Qaeda e ao Estado Islâmico controlam grandes áreas no norte do país. Um comunicado emitido em conjunto pela ONU, União Europeia, União Africana, vários países europeus e a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) afirmou que uma delegação do CEDEAO irá para Bamako na terça-feira para ajudar em uma resolução da “tentativa de golpe”.

0xCompartilhe

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR