EUA querem 45% do fornecimento elétrico do país em energia solar até 2050

EUA querem 45% do fornecimento elétrico do país em energia solar até 2050

Como você se sentiu com essa matéria?

Joe BidenPresidente dos EUA, Joe Biden| Foto: Oliver Contreras/Agência EFE/Gazeta do PovoOuça este conteúdo

O governo dos Estados Unidos divulgou nesta quarta-feira (8) um plano para que a energia solar seja responsável por garantir 45% do fornecimento elétrico do país até 2050, meta que visa transformar o setor nacionalmente e combater a crise climática global.

O Departamento de Energia americano anunciou hoje a definição de duas metas, primeiro estabelecendo 40% de participação da energia solar no fornecimento de eletricidade até 2035, para que, posteriormente, em 2050, se chegue aos 45%.

Para isso, no entanto, é preciso aumentar nos Estados Unidos a instalação de painéis solares e desenvolver novas formas de armazenar este tipo de energia, o que é um dos maiores obstáculos atuais.

Os investimentos para conseguir estes avanços, no entanto, dependem do Congresso, que não aprovou as propostas do presidente dos EUA, Joe Biden, contra a mudança climática e que debate um pacote de US$ 3,5 bilhões (R$ 18,3 bilhões) que inclui incentivos fiscais para energias renováveis e veículos elétricos, por exemplo.

Atualmente, a maior parte da eletricidade dos Estados Unidos é produzida através de gás natural, carvão e energia nuclear, enquanto as fontes renováveis são responsáveis por uma parcela muito pequena.

A energia solar, por exemplo, ofereceu apenas 3% de todo o fornecimento de eletricidade do país em 2020.

Biden vem garantindo que os EUA precisam atuar rapidamente para mudar o sistema energético, porque, sem reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, sofrerão os efeitos mais devastadores da mudança climática, com tempestades, inundações, secas e furacões cada vez mais fortes.

Hoje, o presidente visitou Nova Jersey e Nova York, dois dos estados do nordeste americano que foram mais afetados por fortes temporais causados pelo furacão Ida, e destacou que o mundo está em um “ponto de inflexão” para evitar que a crise climática piore ainda mais.

Quando chegou à Casa Branca, Biden se comprometeu a reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa pelo país à metade até 2030 e eliminá-las antes de 2050.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do Povo xSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR