Comitiva de Maduro falta a reunião marcada para negociar com oposição

Comitiva de Maduro falta a reunião marcada para negociar com oposição

maduroO ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.| Foto: EFE/ Prensa MirafloresOuça este conteúdo

A delegação da ditadura da Venezuela não participou nesta sexta-feira (24) do início da terceira rodada de diálogo com a oposição, no México, disse Gerardo Blyde, representante da missão dos opositores do ditador Nicolás Maduro. “Em vista da ausência da delegação do regime hoje, a delegação da Plataforma Unitária [de oposição] reitera seu compromisso de avançar neste processo, sempre dentro da estrutura das regras previamente acordadas”, disse ele em comunicado.

Apesar da ausência de membros da ditadura, Blyde ratificou o “compromisso” da oposição de “continuar as negociações sobre a agenda pactuada”. Ambas as delegações tinham o compromisso de continuar as negociações que começaram no México em 13 de agosto e que em 6 de setembro produziram seus primeiros resultados com um acordo sobre a soberania da região da Guiana Essequiba e “a proteção social do povo”.

A ditadura venezuelana não esclareceu as razões pelas quais não participou da reunião, nem anunciou se enviará ao México algum representante neste fim de semana. O ambiente ficou tenso entre as partes nos últimos dias que antecederam a terceira rodada de negociações, após a ditadura venezuelana anunciar a nomeação do empresário colombiano Alex Saab como membro de sua delegação, apesar de estar preso em Cabo Verde e à espera de extradição para os Estados Unidos.

0xCompartilhe

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR