Suprema Corte dos EUA abre julgamento que pode reverter jurisprudência sobre aborto

Suprema Corte dos EUA abre julgamento que pode reverter jurisprudência sobre aborto

Como você se sentiu com essa matéria?

Manifestação pró vida em frente à Suprema Corte dos Estados Unidos, no início de novembroManifestação pró-vida em frente à Suprema Corte dos Estados Unidos, no início de novembro| Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZOOuça este conteúdo

A Suprema Corte dos Estados Unidos inicia nesta quarta-feira (1º) um julgamento histórico, que pode mudar uma jurisprudência de quase 50 anos sobre o aborto no país. Serão apresentadas as argumentações orais do caso Dobbs v. Women’s Health Organization, cujo resultado deve ser conhecido apenas em meados de 2022.

O tribunal pode alterar ou derrubar as decisões dos casos Roe v. Wade (de 1973) e Planned Parenthood v. Casey (de 1992), quando a Suprema Corte determinou que os estados americanos não podem proibir o aborto antes da chamada viabilidade  – período mínimo de gestação para um feto conseguir sobreviver fora do útero, hoje estimado em cerca de 24 semanas.

A discussão do caso teve início quando a Women’s Health Organization entrou com ação em um tribunal federal inferior para questionar uma lei aprovada no Mississippi em 2018, que proíbe o aborto após 15 semanas de gravidez, exceto em situações para salvar a vida e preservar a saúde física da mãe ou de anormalidade fetal grave.

Em resposta, o estado do Mississippi recorreu à Suprema Corte no segundo semestre do ano passado, pedindo aos juízes que decidissem se todas as proibições de abortos de pré-viabilidade no país são inconstitucionais.

Com uma Suprema Corte agora com uma maioria conservadora de seis de nove juízes, redesenhada por três nomeações do ex-presidente Donald Trump (2017-2021), favoráveis ao aborto e ativistas pró-vida concordam que a jurisprudência nunca esteve tão próxima em décadas de ser alterada.

Convicções da Gazeta do Povo: Defesa da vida desde a concepção

De acordo com o Instituto Guttmacher, organização de pesquisa que apoia o aborto, a derrubada da Roe v. Wade faria com que 26 estados americanos restringissem ou tentassem restringir o aborto imediatamente.

“Não é possível concluir antecipadamente que a Suprema Corte deixará de lado cinco décadas de precedentes para derrubar Roe v. Wade e permitir que os estados proíbam o aborto. No entanto, ao aceitar o caso, a corte sinalizou que está disposta a rever a legalidade do aborto”, argumentou o instituto, em comunicado.

“Além disso, a decisão do tribunal de 1º de setembro, em que se recusou a suspender a entrada em vigor de uma proibição inconstitucional do aborto após seis semanas (de gestação) no Texas (por cinco votos a quatro), pode ser um indicador da sua intenção”, acrescentou.

Por sua vez, a organização pró-vida Susan B. Anthony List destacou, também em comunicado, que “decisões da Suprema Corte, como Roe v. Wade, impuseram o aborto ao povo americano, mas não resultaram em leis sobre aborto definitivas”.

“Na verdade, o povo americano tem se manifestado por meio dos Legislativos dos seus estados, com mais de 540 projetos de lei pró-vida apresentados apenas este ano, dos quais 69 já foram transformados em lei”, apontou a organização.

“Funcionários estaduais e federais eleitos, representando seus constituintes, devem ter a possibilidade de proteger os nascituros de abortos brutais. Leis como a do Mississippi trariam os Estados Unidos para mais perto da tendência internacional. De acordo com uma análise abrangente do Instituto Charlotte Lozier, 47 dos 50 países europeus limitam o aborto eletivo antes de 15 semanas”, relatou.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR