Supremo dos EUA autoriza entrega de documentos sobre invasão do Capitólio a comitê da Câmara

Supremo dos EUA autoriza entrega de documentos sobre invasão do Capitólio a comitê da Câmara

Como você se sentiu com essa matéria?

Corte negou privilégio executivo reivindicado por Trump, e Arquivos Nacionais poderão entregar as mais de 700 páginas de registros a comitê que investiga o assunto| Foto: EFE/EPA/STEVE POPEOuça este conteúdo

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou nesta quarta-feira (19) recurso apresentado pelo ex-presidente Donald Trump e permitiu que registros da Casa Branca durante a gestão do republicano relacionados à invasão do Capitólio, ocorrida em 6 de janeiro do ano passado, sejam entregues a um comitê da Câmara dos Representantes que investiga o assunto.

Trump havia recorrido à Suprema Corte depois que o Tribunal de Apelações para o Circuito do Distrito de Colúmbia negou pedido para evitar a entrega dos registros. Um comitê da Câmara dos Representantes solicita os documentos para sua investigação sobre a insurreição.

Agora os Arquivos Nacionais, agência que mantém documentos históricos do governo americano, poderão entregar as mais de 700 páginas de documentos ao comitê, mesmo que o assunto ainda siga sendo discutido em instâncias inferiores do Judiciário. Trump alegou que tem direito ao privilégio executivo de presidentes americanos para manter os registros em segredo.

O Capitólio foi invadido em 6 de janeiro de 2021 por apoiadores de Trump, que alegavam fraude na vitória de Joe Biden na eleição presidencial de 2020. No momento da invasão, o Congresso americano realizava sessão para ratificar a vitória do democrata.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR