Sequestrador do Estado Islâmico é condenado a prisão perpétua nos EUA

Sequestrador do Estado Islâmico é condenado a prisão perpétua nos EUA

Reprodução Homem participava de um grupo de sequestradores apelidado de “Beatles”

Um dos membros de um grupo de sequestradores do  Estado Islâmico (EI), apelidado de “Beatles”, foi condenado nesta sexta-feira à prisão perpétua por um tribunal federal dos Estados Unidos.

Alexanda Kotey, ex-cidadão britânico, se declarou culpado em setembro, admitindo a responsabilidade pela morte de quatro reféns americanos. Entre eles, estavam os jornalistas James Foley e Steven Sotloff e os trabalhadores humanitários Kayla Mueller e Peter Kassig.

Kotey admitiu ter infligido tortura a reféns, incluindo afogamento e choques elétricos com uma arma de choque. A célula terrorista da qual ele fazia parte recebeu o nome da banda inglesa devido ao forte sotaque britânico de seus membros.


Leia Também

Outro membro dos ‘Beatles’ do Estado Islâmico, El Shafee el-Sheikh, preso com Kotey pelas forças curdas em 2018, foi condenado em abril após um julgamento exaustivo e receberá a sua sentença nos próximos meses.

Leia Também

O advogado de Kotey disse durante a audiência que, em um esforço para “fazer as pazes”, Kotey deseja se encontrar com familiares das vítimas. O juiz americano T.S Ellis, de Alexandria, na Vírginia, concordou em manter o terrorista preso na cidade até julho, o que facilitaria as reuniões com parentes dos mortos.

Como parte de um acordo, as autoridades dos EUA concordaram em transferir o homem para uma prisão no Reino Unido dentro de 15 anos. Os Estados Unidos também aceitaram não submeter o terrorista à pena de morte, atendendo a demandas britânicas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR