Clínica de aborto é fechada nos EUA por estado grave de pacientes

Clínica de aborto é fechada nos EUA por estado grave de pacientes

Como você se sentiu com essa matéria?

A clínica de aborto foi fechada no último fim de semana, nos Estados Unidos.| Foto: Reprodução TwitterOuça este conteúdo

A Agência de Administração de Saúde da Flórida (AHCA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, fechou a American Family Planning Abortion Clinic, uma clínica americana de aborto e planejamento familiar, na pequena cidade de Pensacola. A ordem de emergência foi apresentada por não cumprimento de protocolos de segurança. De acordo com a agência, duas mulheres foram hospitalizadas em estado grave após realizarem abortos no segundo trimestre de gravidez.

Uma paciente precisou retirar o útero

Segundo as denúncias, em março deste ano, uma paciente teria tido sangramentos depois da intervenção e a equipe da clínica determinou que ela deveria ser encaminhada ao hospital. Quando os profissionais de transferência chegaram para levá-la, documentaram que havia “grandes poças de sangue no chão”. A ordem da agência de saúde também cita que a paciente estava fria ao toque, não tinha pulso detectável e apresentava pressão arterial extremamente baixa.

No hospital, ela passou por uma cirurgia de emergência. Documentos revelam que o médico encontrou um “grande buraco na parede esquerda do útero e outro no lado direito”. A mulher passou, então, por uma histerectomia completa (remoção total do útero) e recebeu 10 litros de sangue para estabilizá-la.

Outra paciente precisou ser reanimada

Em maio, outra paciente estava na clínica para fazer um aborto com 19 semanas de gravidez e, depois de receber medicamentos de preparação, foi instruída a esperar dentro do carro, apesar dos regulamentos que exigem que os sinais vitais sejam monitorados em uma sala de exames. Mais tarde, o procedimento da paciente foi interrompido quando houve uma possível ruptura do útero.

A clínica orientou o marido dela a levá-la a um hospital de outra cidade. Chegando lá, a equipe médica registrou que a mulher não apresentava pressão arterial e o nível de oxigênio no sangue estava em 80%. Ela precisou ser reanimada e receber transfusão.

A clínica está fechada desde o último fim de semana

A clínica foi fechada no último sábado (21). A ordem de emergência da agência de saúde da Flórida também revelou outras queixas sobre a clínica: mulheres com lacerações cervicais e perda excessiva de sangue em diferentes partes do corpo, além de um médico que admitiu não saber quais protocolos de emergência estavam em vigor.

A advogada da clínica, Julie Gallagher, disse à rádio americana WUWF que “deve-se ressaltar que a suspensão do AHCA é baseada em duas, e apenas duas, pacientes de mais de 100 mil pacientes atendidos”. A American Family Planning Abortion Clinic e Gallagher não responderam ao pedido de entrevista da redação.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR