Ex-prefeito de Medellín e “Trump da Colômbia” tentam evitar esquerda pela 1ª vez na presidência

Ex prefeito de Medellín e “Trump da Colômbia” tentam evitar esquerda pela 1ª vez na presidência

Como você se sentiu com essa matéria?

Rodolfo Hernández, que vem subindo nas pesquisas, foi apelidado de “Donald Trump colombiano” pela sua carreira como empresário e pelo discurso antissistema| Foto: EFE/Marco ValenciaOuça este conteúdo

No próximo domingo (29), a Colômbia realiza o primeiro turno da sua eleição presidencial com as pesquisas apontando liderança do candidato que tenta se tornar o primeiro presidente de esquerda da história do país: o senador Gustavo Petro, ex-integrante da guerrilha M-19 e ex-prefeito de Bogotá.

Amigo do ditador venezuelano Hugo Chávez, mas desafeto do sucessor Nicolás Maduro, o candidato do Pacto Histórico vem liderando as pesquisas para o primeiro turno com cerca de 40% das intenções de voto. Caso seja necessário o segundo turno, ele será em 19 de junho.

Os dois adversários mais próximos de Petro nas intenções de voto são da direita, Federico “Fico” Gutiérrez e Rodolfo Hernández, ambos na casa dos 20 pontos percentuais cada um.

Ex-prefeito de Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia, “Fico” é apoiado por Óscar Iván Zuluaga, que renunciou à sua candidatura pelo Centro Democrático, partido do atual presidente, Iván Duque. Este não concorre à reeleição porque a legislação eleitoral colombiana estipula apenas um mandato presidencial.

Já Rodolfo Hernández, apelidado de “Donald Trump colombiano” pela sua carreira como empresário e pelo virulento discurso antissistema, focado na luta contra a corrupção, pode ser a grande surpresa da eleição. O ex-prefeito de Bucaramanga dobrou suas intenções de voto desde março e numa simulação para o segundo turno realizada na semana passada apareceu à frente de Petro.

Nesta última semana, o esquerdista, que foi acusado durante a campanha de espionagem por “Fico” e de planejar um “perdão social” para condenados por corrupção (ele negou as duas acusações), tenta obter apoios de outros partidos e correntes políticas para ganhar a disputa já no primeiro turno.

Pesa contra Petro a desconfiança sobre suas propostas sociais e econômicas, criticadas em relatório divulgado pelo banco americano JPMorgan Chase.

Caso vença, ele também terá dificuldades para aprovar projetos no Congresso colombiano, já que, apesar de o Pacto Histórico ter sido o partido mais votado para o Senado e o segundo mais votado para a Câmara nas eleições legislativas de março, legendas da direita e centro-direita continuam a ter maioria nas duas casas.

“Essas eleições não são parecidas com as de 2018, primeiro, porque a questão da paz [acordo assinado entre o governo colombiano e as Farc em 2016] não é mais nem mesmo uma questão de disputa política. A questão de ‘venezuelanização’ [do país] também não está na agenda”, apontou Lariza Pizano, cientista política da Universidade dos Andes, à Blu Radio, de Bogotá.

“Mas há uma profunda preocupação social derivada da pandemia e do empobrecimento que ela trouxe: esta questão é crucial e os candidatos que souberam sintonizá-la ou enfatizá-la nesse sentido terão pavimentado melhor o caminho [para a Casa de Nariño, residência oficial do presidente da Colômbia]”, acrescentou.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR