Lula pede voto para ex-guerrilheiro nas eleições presidenciais da Colômbia

Lula pede voto para ex guerrilheiro nas eleições presidenciais da Colômbia

Lula pede voto em candidato da esquerda da Colômbia. Eleições no país vizinho são neste domingo (29)| Foto: Ricardo Stuckert/PTOuça este conteúdo

O pré-candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em evento com movimentos populares em São Paulo nesta sexta-feira (27), pediu que os colombianos votem no candidato a presidente Gustavo Petro, senador e ex-integrante da guerrilha M-19 que está em primeiro lugar nas pesquisas para o pleito na Colômbia, cujo primeiro turno será neste domingo (29).

Lula disse que “não gosta de dar palpite em política de outro país”, mas puxou um coro, pedindo que o público presente repetisse suas palavras: “Nós, trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, estudantes, representantes de todos os movimentos sociais do Brasil… queremos pedir ao povo trabalhador da Colômbia, aos estudantes da Colômbia, aos movimentos sociais da Colômbia, a todos aqueles que defendem a democracia que no dia da eleição colombiana, no próximo domingo, o povo pudesse votar no companheiro Gustavo Petro para presidente da Colômbia”.

Segundo o petista, a eleição de Petro, que tem uma agenda de esquerda, e a dele próprio no Brasil vai possibilitar “a união dos países da América do Sul”, para “construir uma América do Sul forte, com integração política, integração econômica e integração cultural, para que tenhamos um bloco muito forte para negociar com outros blocos do mundo inteiro”. “Gustavo Petro é a certeza de que a Colômbia será democrática depois das eleições”, completou Lula.

Em outro momento, o petista provocou o presidente Jair Bolsonaro em razão da pesquisa do Datafolha*, publicada nesta quinta-feira (26), que o colocou com 21 pontos percentuais à frente do presidente. “Eu imagino que o Bolsonaro não dormiu ontem à noite”, disse. Durante o evento ele também afirmou que, se eleito, seu governo vai “demarcar as terras [indígenas] que têm que ser demarcadas e acabar com o garimpo ilegal em terras indígenas”.

*O Datafolha entrevistou 2.556 eleitores entre os dias 25 e 26 de maio em 181 cidades. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-05166/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

xCompartilhe0

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR