Falta muito para a Ucrânia entrar na UE, diz presidente da Comissão Europeia

Falta muito para a Ucrânia entrar na UE, diz presidente da Comissão Europeia

Como você se sentiu com essa matéria?

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fala durante a abertura oficial da primeira edição do festival internacional ‘New European Bauhaus’, no museu MAXXI, em Roma, Itália, 09 de junho de 2022.| Foto: EFE/EPA/FABIO FRUSTACIOuça este conteúdo

Na próxima quinta-feira (23), os países que compõem a União Europeia se reúnem para avaliar a candidatura da Ucrânia para ingresso no grupo. Em entrevista coletiva, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu as características do país enquanto candidato, mas ressaltou que “falta ainda muito trabalho” para que a adesão à UE aconteça.

Questionada sobre a corrupção presente no país comandado por Volodymyr Zelensky, Ursula destacou que a Ucrânia precisa avançar nesse aspecto, mas que “é o único país a adotar uma lei contra as oligarquias”. Também reforçou que o país “percorreu uma trajetória positiva na luta contra a corrupção”.

Citando o primeiro ministro português, Ursula também ressaltou a importância de focar na ajuda ao país diante da guerra, antes de se comprometer com a adesão à União Europeia. “Deve haver um suporte militar contínuo, assim como um socorro financeiro imediato para manter o país funcionando, além de uma ajuda para permitir a saída de produtos agrícolas da Ucrânia”.

Os jornalistas também perguntaram à presidente da Comissão Europeia sobre a possibilidade da adesão da Ucrânia e da Moldova gerar frustrações aos Países Bálticos, que já receberam a concessão do título de candidatos, mas ainda não foram incluídos. Ursula respondeu que “cabe aos países provarem que estão aptos” e que espera que “os status de candidatos da Ucrânia e da Moldova sirvam como incentivo aos Países Bálticos”.

Busca histórica pelo título de candidata

Entrar na União Europeia pode ser a garantia ucraniana de pertencimento ao Ocidente. Na crise de 2013, o então presidente pró-Rússia, Victor Ianoukovitch, deposto em 2014, recusou o acordo de associação à UE. As negociações só foram retomadas com a reinstalação de um governo pró-Europa.

É evidente também, para os ucranianos, que fazer parte do grupo permite uma ascensão econômica. A Ucrânia, que em 1990 saiu da experiência comunista junto com a Polônia, viu o país vizinho, membro da UE, enriquecer e chegar a um PIB de mais de 15 mil dólares por habitante. A Ucrânia, hoje, tem um PIB per capita mais de quatro menor, de 3,7 mil dólares.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR